CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS ESTUDO Nº 09 – Antonio Lourenço

  CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS

ESTUDO Nº 09 – Antonio Lourenço


Estudos da bíblia sagrada

O sábio Paulo, sabe que os irmãos da igreja em Éfeso estavam atravessando um período de fé fervorosa, porém, só isto não bastava para permanecer firme nos propósitos de Cristo. Paulo enviou esta carta explicando os fundamentos da fé cristã, revelando o mistério da unidade (em Cristo somos um), e que a nossa salvação é um dom de Deus, (pela Graça sois salvos). Esta carta tinha a incumbência de explicar tal mistério (unidade), ela deveria ser lida, ouvida e praticada por todos, inclusive por outras comunidades também.

Creio que esse mesmo cuidado se deve aplicar para os cristãos nestes últimos dias. A igreja moderna está longe de ser uma comunidade segundo a visão ministerial de Paulo. Distante daquilo que Paulo, “O Sofredor por Cristo” foi. Hoje em dia, ser um apóstolo, tornou-se uma posição de status, glamour e prestígio na sociedade. Hoje, em algumas igrejas, ser pastor é ter uma profissão altamente remunerada, com todas as garantias financeiras. 
Muitas igrejas são estilizadas, os altares luxuosos. Parece que a igreja está perdendo a sua essência, sua missão de evangelizar o mundo já foi esquecida, o amor ao próximo se esfriou. Precisamos urgentemente voltar aos fundamentos da fé cristã. Não somos em nada parecidos quando comparados aos heróis da fé em Hebreus.

“Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado; e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos.” - Hb 12:4-8.

A carta de Paulo aos Efésios precisa ser lida, precisa ser estudada, precisa urgentemente ser praticada no seio da comunidade Cristã. É preciso voltar ao passado; voltar ao verdadeiro ensino bíblico, ou então morreremos sem esperança de salvação. 

Na carta aos Efésios Paulo ensina que a salvação nos é dada unicamente pela graça de Deus, ou seja, é somente pela fé em Jesus Cristo que somos salvos. A carta tem uma mensagem pautada no propósito divino, (pela graça somos salvos). Dentro desta perspectiva de fé, temos outro propósito: a unidade, não importa se é judeu ou gentio, pois, em Jesus somos um. 
CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON

Outra mensagem que a carta traz é sobre a conduta cristã. A carta adverte que o cristão não deve mais mentir, nem adulterar, não deve ter pensamentos impuros, não ser glutão, nem irado, etc. Pois essas coisas quem as pratica não são dignos da salvação, porque continuam sendo pessoas mundanas; na verdade ainda são prisioneiras do diabo. 
A ideia de Paulo é enfatizar a necessidade de o cristão sincero sempre agir em homenagem ao seu salvador Jesus Cristo, exercitando a mutualidade e a reciprocidade cristã. A epístola aos Efésios apresenta, de modo geral, doutrina na primeira metade e exortação na segunda; contudo, esta divisão não é absoluta. O discurso doutrinal é ocasionado pela situação prática, e as exortações se acham adornadas com formosas verdades. 

Finalizando deixo aqui o último versículo desta carta aos efésios: 
“A graça seja com todos os que amam a nosso SENHOR Jesus Cristo com amor sincero e incorruptível” - Ef 6.24. - Por: Antonio Lourenço





           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO