O ANTICRISTO - Estudo Bíblico


Certamente você já se deparou com perguntas do tipo: ”Quem será o Anticristo?”, “Quando o Anticristo se manifestará?”,  “Será que o Anticristo já está entre nós?”.  Devido aos fatos catastróficos ocorridos no planeta; doenças e pandemias nunca ocorridos com tamanha proporção como nesses últimos dias; nos faz despertar para um período de grandes expectativas e preocupações. Perguntas sobre as “tribulações que o mundo irá enfrentar”; o “Arrebatamento da Igreja”, o “surgimento do Anticristo”, a “Volta do Cristo”, já estão aflorando em alguns segmentos da mídia. Pensando bem; é muito importante preocuparmo-nos com essas coisas, afinal; creio que já estamos chegando no “fim dos tempos”. Com certeza absoluta o Anticristo existe, a própria Bíblia Sagrada fala sobre ele. Para entendermos com mais clareza esse assunto resolvi trazer este estudo  para todos os que têm interesse de aprender  o que o próprio Jesus já nos alertou nas Escrituras Sagradas. Mas, por ser tão complexo, por onde começar esse assunto? Para fazermos este estudo vamos usar a Bíblia Sagrada como fonte principal de nossas informações, pois este tema é de origem extremamente espiritual, porém não devemos desprezar a história da humanidade no seu contexto geral. Creio que para compreendermos melhor e com mais amplitude este estudo devemos começar pelo livro de Daniel. Antes de começarmos o estudo é bom entendermos alguns significados, valores e épocas; pois estes detalhes possuem grandes clarezas nas compreensões dos fatos e das revelações do passado, presente e do futuro iminente.
CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO


O que significa a palavra “Anticristo”?

O termo “Anticristo” significa “contra Cristo”, um rival de Cristo, a personificação do demônio ou da maldade. Pode ser alguém usurpando o nome e as prerrogativas que pertencem unicamente ao nosso Senhor Jesus Cristo. Alguém que anseia estar no lugar de Cristo ou que se opõe a Cristo é considerado um tipo de anticristo. 
A palavra “Anticristo” não está em toda a Bíblia, na verdade está somente nas Epístolas de João. Para melhor entendimento, abra agora sua Bíblia e leia: (1 João 2:18 - 22; 1 João 4:3; 2 João 1:7).
Através das cartas de João, podemos observar que o espírito do Anticristo já estava atuando em algumas pessoas desde o começo da Era Cristã. Portanto a Bìblia não fala de uma só pessoa pois ele vem se manifestando no decorrer da história da humanidade. Seu objetivo é fazer os cristãos e o mundo em geral negarem a Cristo, ou que Cristo veio na carne (1 Jo 4:3). O Anticristo continua agindo sobre a humanidade através de grandes e pequenos líderes, sejam eles  políticos, artísticos ou religiosos. O rival de Cristo tem entrado na mente de pessoas intelectuais; artistas famosos; diretores de grandes empresas e principalmente na mídia através dos grandes influenciadores de opiniões. Finalmente, no final dos tempos ele se manifestará pessoalmente e por um período específico se tornará um grande líder mundial e enganara praticamente o mundo inteiro dizendo ser o Cristo.

Compreendendo as profecias Bíblicas

Temos de levar em consideração algumas regras para a interpretação das profecias bíblicas. Algumas profecias foram condicionais (ex: Jonas para Nínive). Outras profecias falam do futuro como se fosse presente ou passado (ex: Is. 61:1,2; Joel 2:28-32).
Daniel Conegero  do Site: “estiloadoracao.com/o-anticristo-o-que-biblia-diz-sobre-ele” faz a seguinte observação: “A Bíblia descreve tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento,alguns aspectos do Anticristo. Antes de analisarmos algumas dessas referências é preciso considerar uma regra da hermenêutica que geralmente é conhecida como “Profecia de Dupla Referência”, onde uma profecia se cumpre em dois momentos distintos da história, ou seja, o profeta profetizou, a profecia se cumpriu primariamente, mas seu cumprimento não se esgotou, restando um cumprimento um segundo cumprimento. Em alguns casos, esse tipo de profecia pode apresentar até mesmo uma tripla referência ou aplicação. Um exemplo desse tipo de profecia é a profecia de Daniel (cap.7) citada por Jesus em seu Sermão Escatológico (Mt 24; Mc 13; Lc 21), onde ele deixa muito claro a aplicação futura de uma profecia que, até então, os judeus acreditavam já ter se cumprido completamente.”

As visões de Daniel

Daniel vê quatro bestas (animais, feras), em sua visão (7:1-28), cada um representando um império mundial. A visão se assemelha muito ao sonho do rei Nabucodonosor registrado no capítulo 2 (a grande estátua), no qual Daniel tem a visão de quatro impérios que se sucedem no governo do mundo em que o povo de Deus vive. Os sonhos de Nabucodonosor (cap. 2), envolvia os aspectos políticos dos impérios, enquanto o de Daniel (Cap.7), representava suas características morais. Estas nações que reinaram sobre Israel eram perversas e cruéis, mas Daniel avistou a chegada do Reino eterno e indestrutível de Deus que venceria todos os demais reinos. 
Daniel no capítulo 7  viu que quatro ventos agitavam o grande mar e quatro animais diferentes uns dos outros subiram deste mar. No sonho de Daniel, o vento simboliza as guerras; o mar simboliza os povos do mundo  e os quatro animais representam reinos, grandes líderes. As visões relatadas nestes dois capítulos (2 e 7) indicam que quatro impérios ou grandes líderes haveriam de dominar o mundo.
O primeiro animal (Leão com duas grandes asas de águia; Dn.7:4) representa o reino de Babilônia (606 a 539 aC), cujo rei mais conhecido foi Nabucodonosor. Em Daniel 2;38  este reino é representado pela cabeça de ouro da estátua que o rei viu em sonhos, por ter sido considerado o reino mais rico de todos os tempos. O leão é considerado o rei dos animais e a águia, a rainha das aves. Este animal é um leão que tem asas de águia, representando força e rapidez de conquista. Mas, diz a profecia, que suas asas seriam arrancadas, ou seja, seu poder lhe seria retirado. 
CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON


O Urso com 3 costelas na boca (Daniel 7:5), representa o segundo império mundial, o Império Medo Persa (539 a 331 aC). Houve uma união entre a média e a Persa, e assim eles conquistaram o mundo tirando o poder de Babilônia, penetrando em seus muros no espaço aberto por onde entrava um rio que haviam desviado o curso. Representado pelo peito e braços de prata na estátua do capítulo 2:38,39; este reino de muita crueldade, com diz o texto “…Levanta-te, devora muita carne.” Por isso as três costelas em sua boca pela voracidade na conquista da Líbia, Egito e Babilônia. Quando diz que um dos seus lados se levantou primeiro quer dizer que a Pérsia se destacou primeiramente, provavelmente por ter maior número de soldados e depois eles se uniram criaram mais força e dominaram grande parte do mundo.
O terceiro império mundial é a Grécia (331 a 146 aC), representado aqui pelo Leopardo com 4 asas e 4 cabeças (Daniel 7:6). A rapidez de conquista do leopardo seria muito maior  que do leão que tinha apenas duas asas. Foi a rapidez com que o jovem Alexandre, (356 - 323 aC), estrategista militar que conquistou o mundo com suas armas de bronze representado na estátua pelo ventre e coxas de bronze (Dn. 2:32) . Alexandre, (o grande) morreu com apenas 32 anos de idade, depois de uma noite de muita orgia e bebedeira, sendo sido substituído por seus quatro generais: Cassandro, Lisímaco, Ptolomeu e Seleuco. O reino de Cassandro (cerca de 358 a 297 a.C.) foi composto pela Macedônia, a maior parte da Grécia e partes da Trácia. O reino de Lisímaco (cerca de 361 a 281 a.C.) incluía a Lídia, a Jônia, a Frígia e outras partes da atual Turquia. O reino de Seleuco (falecido em 281 a.C.; mais tarde o Império Selêucida), compreendia o atual Irã, o Iraque, a Síria e partes da Ásia Central. O reino de Ptolomeu I (falecido em 283 a.C.) incluía o Egito e as regiões adjacentes. Por isso as quatro cabeças vistas por Daniel neste animal ( Dn. 7:6). Os símbolos descritos há milhares de anos, aconteceu exatamente como o previsto.
O quarto império ou liderança (Roma – 168 aC a 476 dC) é descrito aqui por um animal terrível e espantoso com dentes de ferro e 10 chifres (Daniel 7:7). Esta besta que é diferente dos outros animais, não tem uma forma exata e não tem nome, mas sabe-se que aponta simultaneamente  para Roma, e   para o fim dos tempos. Daniel, descreveu este animal como terrível, espantoso e muito forte e com seus dentes de ferro despedaçava e devorava suas vítimas. Os dez chifres revelam dez reinos alinhados pelo mesmo objetivo e pensamentos como se fossem um só reino. Este reino teria muita concentração de força domínio e poder sobre todos os povos, lembrando que esta fera também saiu do mar, o mar aqui representa povos. Em Daniel (2:40-43), Roma é representada na estátua pelas pernas de ferro. Devemos recordar que foi no período do império romano que nasceu Jesus.  César, Herodes e Nero, regiam a época de Cristo com braços de ferro, muita violência e crueldade. Creio que a história comprova a veracidade da profecia.
Na visão dos dez chifres na cabeça do quarto animal (Dn.7:7), comparando com os dez dedos dos pés da estátua, (Dan. 2:41), representam a ruptura do império romano , cujo  território  se tornou uma mistura de nações fortes e frágeis. Segundo anotações de rodapé da Bíblia  de Estudo Almeida ano 1995 na página 1104 temos uma anotação  referente aos dez chifres nos seguintes termos: “Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que os chifres sejam uma referência aos dez reis que reinarão por um breve período antes que Deus estabeleça seu reino eterno.”
  O Site “www.adventistas.org”  faz a seguinte observação: “Daniel faz menção especial aos 10 chifres (10 dedos dos pés da estátua), que na história representam as 10 nações que originaram a Europa: Anglos (Inglaterra) – Burgundos (Suíça) – Francos (França) – Germanos (Alemanha) – Hérulos (Sul da Itália) – Lombardos (Norte da Itália) – Ostrogodos (Áustria) – Suevos (Portugal) – Vândalos (Sul da Espanha) – Visigodos (Norte da Espanha)”. Esta afirmativa tem um certo sentido pois a história  da humanidade conta que em 476 d.C as tribos bárbaras invadiram a europa e consequentemente estas 10 tribos ou nações nasceram ou surgiram dentro do império romano surgindo então a divisão ou a fragmentação do império romano. Creio então que, até a segunda vinda do Messias, nenhum outro império mundial moldado nos anteriores será instalado, pois o quarto animal não tem semelhança com os três primeiro. O quarto animal é diferente dos outros; quero dizer que  não será propriamente uma nação ou um conjunto de nações que tentarão dominar o mundo através da força bélica. Tudo aponta para uma corrente filosófica, de pensamentos ideológicos propagada pela doutrina advinda da falsa religião, pois o Anticristo é um falso profeta. 

 O surgimento do pequeno chifre

Não se pode descartar a possibilidade deste pequeno chifre ter mais de um significado, porém a maioria dos estudiosos concordam que esse pequeno chifre simboliza o aparecimento do Anticristo, aqui temos então a primeira referência bíblica para este personagem escatológico. A principal atenção do profeta Daniel estava voltada para este chifre ou pequena ponta que ele viu subir dentre os dez chifres existentes na cabeça do quarto animal, (Daniel 7:8-11). Um chifre surgiu entre aqueles dez arrancando com isso três para dar lugar a este que começou pequeno mas, se engrandeceu muito, com um aspecto bastante assustador, pois tinha olhos e boca de homem e falava com arrogância proferindo blasfêmias. É muito importante ressaltar que esta ponta pequena levantou-se depois da fragmentação ou divisão do Império Romano. Isto quer dizer que ela assumiria o seu poder somente após a queda do Império Romano. A décima primeira ponta, que se levantou entre as dez, representa um grande líder religioso que é oriundo deste quarto reino que surgirá ou já deve estar entre nós neste momento, (pois o chifre está na cabeça do quarto animal que ainda está vivo). 

Como será o Anticristo

Na carta aos Tessalonicenses, o apóstolo Paulo faz uma descrição detalhada sobre o momento em que o Anticristo se manifestará, ler  (2 Tessalonicenses 2:1-12). O Anticristo surgirá em um período de grande apostasia, será adorado pelo mundo incrédulo e  fará falsos milagres e enganará com seus encantos quase toda a humanidade. O livro do Apocalipse descreve de forma clara a atuação do Anticristo no capítulo 13. Ele é a besta que João vê emergir do mar:  Ler (Apocalipse 13:1-9)
 No Site: “Estilo Adoração - Estudos Bíblicos e Devocionais”, Daniel Conegero faz a seguinte observação: “Perceba a incrível semelhança entre esta visão em Apocalipse e a visão do Profeta Daniel. Na verdade o que o Apóstolo João viu foi um dos quatro animais da visão de Daniel de forma unificada. Essa besta sobe do mar. Mar nas profecias bíblicas muitas vezes significa nações, povos, sistema geopolítico em sua agitação. Como exemplo disto, o profeta Isaías usa o mar para descrever as nações incrédulas: ler (Isaías 57:20). O Anticristo, portanto, surgirá dessa política turbulenta e globalizada. Ele surgirá no meio do caos, do meio das águas que agitam as nações e será adorado. Ele incorpora todo o poder e crueldade dos grandes impérios do passado. Note que a besta que sobe do mar possui várias cabeças, e representa o poder perseguidor de Satanás incorporado em todos os governos e impérios ao longo da história. No final, o que parecia estar morto ressurge em vida, e a terra toda fica maravilhada. Essa besta toma diferentes formas, e, no fim, ela se manifestará na pessoa do homem da iniquidade que Paulo descreveu, o Anticristo escatológico.”
vs.2  - A Besta terá uma vitória apenas externa por meio do martírio dos cristãos que não negarem sua fé no SENHOR. Apesar da morte, as almas dos crentes estarão preservadas pelo Espírito Santo (6.9-11; Mt 24.12; SI 69.28). O Diabo tem profunda inveja de Deus e procura imitar todos os procedimentos criativos do SENHOR, visando receber da humanidade toda a adoração à sua pessoa sedutora e nefasta. Por isso, vem tentando ao longo da história e nos últimos dias, com mais intensidade e evidência, projetar a imagem do seu anticristo como melhor substituto mundial de Jesus Cristo, o Filho de Deus, de quem é o verdadeiro e eterno domínio (5.9; 7.9; Jr 15.2). 
A Bíblia King James Atualizada observa que: “O sacrifício vicário de Jesus Cristo fez parte do propósito remidor de Deus mesmo antes da criação do Universo. Os planos, mandamentos e profecias do SENHOR são tão reais e concretos quanto os próprios acontecimentos em si (At 2.23; Ef 1.4). 0 Diabo, em sua inveja insana de Deus, desenvolve uma imitação da pessoa e da espiritualidade de Jesus na forma de um poderoso, carismático e ardiloso "falso profeta" (19.20), cuja forma exterior de cordeiro (pretenso exemplo de pessoa amável e beneficente) será usada pelo Dragão para seduzir e chefiar uma religião que adensará milhões de adoradores, de todas as partes do mundo, aos pés do anticristo. Com suas "feras diabólicas e sedutoras". Satanás dominará por um tempo os três grandes pilares da sociedade moderna: economia, política e religião. Da mesma forma como ocorreu na época de João, quando o povo de Deus foi obrigado a se render à adoração dos imperadores romanos e muitos cristãos foram mortos por terem se negado a prestar tal reverência, assim será no mundo atual, pouco antes da volta de Cristo (Mt 24.24).” - (Anotações de rodapé Bíblia King James Atualizada, página 2490). 
A Bíblia fala em seu contexto que toda ambição de Satanás é ser como Deus em poder e força, e a  história da humanidade revela o quanto ele trabalha para isso. Satanás tem impregnado toda a sua força, inteligência e poder noite e dia sem parar. Sua intenção é substituir Deus, e ele irá enviar o Anticristo como um meio de fazer isso. O Anticristo vai negar a necessidade da humanidade por Deus, e afirmar-se como príncipe deste mundo. Mas que tipo de mundo estaria disposto a aceitar o emissário de Satanás como Senhor?  Sem espanto nenhum, posso afirmar  que é possível que este mundo em que vivemos agora chegou a tal estado. O espírito do Anticristo reina quase que absoluto entre nós.
 O Site “www.cristianismoativo.org” observa que: “Tudo isso está pavimentando o caminho para o próprio Anticristo a aparecer e se livrar de qualquer pretensão da religião. Ele vai acabar com Deus completamente. Ele irá realizar sinais e maravilhas para provar ao mundo uma vez por todas que a humanidade é auto-suficiente. (Apocalipse 13: 13-14). A humanidade está pronta para abraçar apenas uma pessoa assim. Alguém que não interfere com suas vidas confortáveis – que será uma força fora de si para realizar seus pensamentos e sonhos de paz e harmonia na Terra; um mundo de tolerância, amor e boa vontade, sem qualquer custo pessoal para si. E o Anticristo será capaz de fazer isso. O nome do Anticristo tem sido sinônimo de mal através das eras, mas a verdade é que, quando ele é finalmente revelado, a maioria das pessoas não vai reconhecê-lo pelo que ele é. Ele não aparece repelente; pelo contrário, ele vai ser alguém que é talentoso, ambicioso e para resolver os problemas do mundo. Ele irá avançar o que já está em processo de se tornar uma realidade; que o mundo pode se tornar um paraíso de própria autoria do homem, sem Deus. O mundo vai acreditar que com o Anticristo ao leme, a humanidade pode realizar qualquer coisa. ‘Então ele abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, seu tabernáculo, e aqueles que habitam no céu.’ (Apocalipse 13: 6). Quando isso acontece, em seguida, Satanás vai finalmente ter o que ele sempre quis. Ele será visto como igual a Deus. Ele terá o controle de um mundo que não tem necessidade de Deus.”

Quando o Anticristo se manifestará?

O Anticristo se manifestará em pessoa no exato momento em que a igreja de Cristo for arrebatada. No evangelho de Mateus no capítulo 24 Jesus nos dá uma dica excelente: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mateus 24:24). (Para entendermos melhor temos de ler todo o capítulo 24 de mateus). Jesus não nos revela a data exata do aparecimento do Anticristo,nem do arrebatamento da igreja, mas Ele nos mostra alguns sinais que precederão a esses fatos, inclusive a Sua vinda. Os falsos profetas são mencionados frequentemente no AT. (2Rs.3,13; Is.44, 25; Jr. 23,16; Ez. 13,2,3; Mq. 3,5; Zc.13,2). Eles afirmavam receber mensagens de Deus, porém pregavam bem-estar e riqueza. Falavam apenas o que as pessoas queriam ouvir, mesmo quando a nação não estava obedecendo a Deus como deveria. Na época em que Jesus viveu neste mundo, havia falsos profetas. Hoje também existem, são os líderes populares que falam às pessoas o que elas querem ouvir (por exemplo: “Deus quer que você seja rico”, “faça tudo o que seus desejos mandarem”; “não existe pecado ou inferno”), Jesus disse aos seus discípulos que haveria falsos profetas e preveniu-os. Os falsos profetas estão atuando a “todo vapor”, estão se enriquecendo cada vez mais. Os falsos lideres religiosos não se importam com o pecado, pregam pensamentos positivos nos púlpitos das igrejas, aplicam muitas técnicas de oratória, mas são vazios do Espírito Santo, são enganadores e fraudulentos. Os ensinos são falsos, por isso suas igrejas são doentes. Nessas denominações, amor pelo próximo, há muito deixou de existir, somente interesses nada mais. O pecado esfria o nosso amor por Deus e aos nossos semelhantes. Muitas igrejas hoje, estão dormindo o sono da apostasia; estão preocupadas consigo e não com o Reino de Deus. Muitos que se dizem “crentes”, perdem horas e horas no facebook; nas novelas; em grupos de whatsApp; filmes; passeios, etc. Já não existe mais tempo para a oração, muito menos para a leitura e estudos da Bíblia Sagrada. A incredulidade tomou o lugar da fé. Muitos “evangélicos”  não influenciam mais o “mundo”, ao contrário, são influenciados pelo mundismo. Creio piamente que já estamos vivenciando o “tempo da apostasia”, este é um dos sinais do aparecimento do Anticristo. Tudo já está preparado:; adultérios; guerras; escândalos; enganações; traições; esfriamentos espiritual; abandono a são doutrina e a Deus, etc.  O mundo quer alguém que não interfira com suas vidas de prazeres, orgias e conforto, e esse alguém é o próprio Demônio travestido de “Anjo de Luz”. Tudo isto está facilitando o caminho para o próprio Anticristo aparecer. O momento é este, tudo já está preparado. O mundo diz que não precisa de Deus. A humanidade está pronta para receber e adorar uma pessoa: o Anticristo. Quando isso acontece, em seguida, Satanás vai finalmente ter o que ele sempre quis. Ele será visto como igual a Deus. Ele terá o controle de um mundo que não tem necessidade de Deus. “Então ele abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, seu tabernáculo, e aqueles que habitam no céu.” (Apocalipse 13: 6).
Por: Antonio Lourenço

MAIS ESTUDOS PARA VOCÊ, CLICK ABAIXO:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO