QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

 

Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes: Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita – Ap. 2:12,13.

Bem pouco se sabe sobre esse mártir. Provavelmente foi pastor da igreja cristã em Pérgamo em um período em que as lutas eram mais intensificadas e que ainda havia uma pureza de espírito no coração da igreja local. Antipas foi contemporâneo dos apóstolos que o tinham posto à frente da Igreja nessa cidade. È bem provável que Antipas de Pérgamo foi discípulo do apóstolo João durante o reinado de Nero (54-68). Neste tempo, devido a perseguição aos cristãos, todos aqueles que se opunham a oferecer sacrifícios aos deuses viviam sob ameaça de exílio ou execução por ordem do imperador.

ADQUIRA ESTE LIVRO CLICANDO AQUI

Historiadores contam que: “Na época da perseguição de Domiciano, mesmo já sendo de idade avançada, o santo bispo foi levado à prisão pelos pagãos por negar-se a oferecer sacrifícios aos ídolos”. O Santo homem foi então arrastado diante do governador que havia antes tentado persuadi-lo a renegar sua fé em Cristo, dizendo que a adoração aos ídolos era mais antiga e, portanto, mais respeitável do que aquela nova religião pregada por pescadores e gente humilde.

Antipas respondeu lembrando a história de Caim que, embora tenha sido antepassado da humanidade, era, no entanto, abominável e desprezível por ter assassinado seu irmão. Que, mesmo as crenças dos helênicos, também muito antigas, não eram menos desprezível para os que receberam a revelação da plenitude da Verdade nos últimos tempos. Ao ouvir estas palavras, o governador e os pagãos encheram-se de ódio e o jogaram numa fornalha ardente.

De lá, (...) Antipas elevou uma fervorosa oração ao Senhor, dando graças por sofrer por amor e testemunhar assim que o amor de Deus é mais forte que a morte. “Assim, entregou sua alma nos braços do Senhor e seu corpo foi sepultado na igreja em Pérgamo.” 

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON


Alguns escritores dizem que “Antipas foi preso e quando liberto, devido sua firmeza na fé cristã, começou a professar a palavra e a convencer as pessoas de Pérgamo a pararem de oferecerem sacrifícios, o que provocou a reprovação dos sacerdotes pagãos que exigiram que parasse de pregar sobre Cristo e oferecesse sacrifícios aos deuses ancestrais. Devido sua relutância em atender as exigências, Antipas foi capturado e levado para o templo de Ártemis onde foi lançado dentro de um ardente touro de bronze vermelho, onde usualmente ocorriam os sacrifícios. Segundo a tradição o mártir fez uma oração a Deus implorando por sua alma e para que ele fortalecesse a alma dos cristãos. A noite, os cristãos levaram seu corpo intocado pelas chamas para a cidade onde foi enterrado.”

BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

Que exemplo para os cristãos de hoje. Será que Jesus pode encontrar tamanha fidelidade na igreja moderna? O verdadeiro cristão deve se colocar com firmeza contra as intensas pressões e tentações da sociedade. Seguindo o exemplo de Antipas devemos ser fiel ao Nosso Senhor Jesus Cristo até a morte.

MAIS ESTUDOS SOBRE A IGREJA EM PÉRGAMO:

1. O INICIO DA IGREJA EM PÉRGAMO
2. A IGREJA CASADA COM O MUNDO
4. BALAÃO O PROFETA DO ENGANO
5. AS LUTAS DOS CRISTÃO DE PÉRGAMO
6. O PECADO DA IGREJA EM PÉRGAMO
7. CONSELHOS E RECOMPENSAS PARA PÉRGAMO
8. O FIM DA CIDADE DE PÉRGAMO

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM FOI TITO VESPASIANO