CONSELHO E RECOMPENÇA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO

 

Devemos ser como alguns discípulos em Pérgamo: Perseverante, mantendo firme a nossa fé. Sabemos que essa postura atrai perseguições para o crente fiel, mas todo aquele que é perseverante em Cristo será vitorioso.  Não devemos negligenciar nossas responsabilidades diante de Deus. Servimos um Deus puro, e devemos manter e defender a doutrina pura que ele revelou a nós. Devemos ter a consciência de que qualquer doutrina que incentiva a idolatria ou a imoralidade vem do diabo. A única vacina contra as heresias é o conhecimento da Palavra e a comunhão com o Espírito Santo, só assim há proteção. Esse é um dos motivos do Senhor dizer no final de todas as suas cartas: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Devemos prestar atenção às advertências do Espírito Santo. Ele continua a falar às sete igrejas da Ásia, nos ordena a vencer o pecado no mundo e nos proíbe tolerar a imoralidade em nosso meio. Se não formos vitoriosos nessa área crítica, seremos privados da presença de Deus e do poder do Espírito Santo, tornando-nos inimigos do reino de Deus.

O Espírito Santo sabe tudo: o que fazemos o que escondemos. Ele sabe com exatidão pra que lado o nosso coração “pende”. O melhor que temos a fazer é pedir ajuda a Deus; pedir perdão por nossos pecados e nos manter sempre em alerta.  Devemos fugir de todo o mal e fazer a vontade do Pai.

CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO


Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (I Jo 2:16).

A RECOMPENSA DE CRISTO PARA OS VENCEDORES

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Ap 2:17).

Para os vencedores que estão na igreja de Pérgamo o Senhor faz uma tríplice promessa: comer do maná escondido, receber uma pedra branca, e um novo nome.

BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

O Maná Escondido: Aqueles que recusaram qualquer participação na mesa dos demônios seriam sustentados pelo maná de Deus. Jesus é o maná dado pelo Pai. Ele sustenta os fiéis e lhes dá vida. O “maná” era um tipo de Cristo, o pão da vida: “Eu sou o pão da vida.” (João 6:48). Ele caía no deserto, mas não era do deserto, “E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.” (Êx 16.35).

Cristo estava no mundo, mas não era do mundo, “Não são do mundo, como eu do mundo não sou.” (Jo 17.16). Jesus que é o pão da vida nos concede um alimento espiritual que sacia a nossa fome mais profunda.

A pedra Branca: O Pr. João Flávio Martinez conta que a história antiga dos gregos e romanos menciona essa pedrinha. 1) Nos tribunais, os juízes tinham pedras brancas e pretas. Se o acusado recebia uma pedrinha preta, estava condenado; se branca, estava perdoado, liberto, livre. 2) Nos jogos públicos, os vencedores recebiam pedrinhas brancas com os seus nomes gravados nelas. Isso dava-lhes direito a auxílio do governo pelo resto da vida. 3) Também pedrinhas brancas eram fornecidas a certas pessoas para livre trânsito em certas regiões, situações e reuniões. Era o passe, a entrada livre, autorização, nesses casos especiais.

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON


Jesus está dizendo que a “pedra Branca” representa o perdão prometido ao crente vencedor, e este perdão lhe dá o direito de salvação por meio da fé. A cor branca representa o manto da justiça, a pureza e a bondade de Cristo, o Juiz. Jesus joga sobre a mesa do julgamento divino a "pedrinha branca", e, pelos Seus méritos, absolve o pecador arrependido.

Um novo nome: O "novo nome" do vencedor, impresso na "pedrinha branca", representa o novo caráter dado por Deus por meio dos méritos de Cristo. O fato de esse "novo nome" ser conhecido apenas pelo que o recebe, pode significar que cada crente tem sua individualidade e que as lutas e vitórias de sua vida cristã são individuais e não coletivas, assim como a salvação.

MAIS ESTUDOS SOBRE A IGREJA EM PÉRGAMO:

1. O INICIO DA IGREJA EM PÉRGAMO
2. A IGREJA CASADA COM O MUNDO
3. QUEM ERA ANTIPAS DE PÉRGAMO
4. BALAÃO O PROFETA DO ENGANO
5. AS LUTAS DOS CRISTÃO DE PÉRGAMO
6. O PECADO DA IGREJA EM PÉRGAMO
8. O FIM DA CIDADE DE PÉRGAMO

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO