O INICIO DA IGREJA CRISTÃ EM PÉRGAMO

 


Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes: Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas. Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe (Ap.2:12-17).

PANORAMA HISTÓRICO DA CIDADE

Situada no pequeno continente da Ásia menor, a cidade de Pérgamo é uma antiga cidade grega que começou a existir a partir do século V a.C..  Era uma cidade considerada importante em toda a região da Mísia (ou Anatólia) a beira do rio Caicos e distante 30 km do mar Egeu. Seu nome antigo era Teutrania. Hoje em dia localiza-se na região norte e oeste da moderna cidade de Bergama, na Turquia.

A história conta que a cidade de Pérgamo começou a se destacar após a morte de Alexandre Magno, em 333 a.C.. Ela foi capital da província da Ásia por quase quatrocentos anos, e capital do reino da Selêucida até 133 a.C., quando foi anexada ao Império Romano. Pérgamo, por ser um centro cultural de destaque, era considerada a capital da Ásia até o final do século I. A cidade possuía uma admirável biblioteca com duzentos mil pergaminhos, era a segunda maior do mundo, perdia apenas para a tão famosa biblioteca de Alexandria.

CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO

Comenta-se que a palavra pergaminho deriva-se de Pérgamo devido a sua importância e destaque na fabricação deste material, diz-se que foi em Pérgamo que os primeiros pergaminhos (de pele de carneiro) foram preparados.

Pérgamo também era considerada uma das cidades mais idólatras de toda a Ásia. Era uma cidade entregue à adoração a vários ídolos gregos. Nos montes ao redor da cidade, foram construídos vários templos, entre os quais se destaca um altar a Baco o deus da diversão e Asclépio o deus da saúde, esse simbolizado por uma serpente enrolada. Pode-se dizer que a cidade era famosa por sua medicina.

O nome “Pérgamo” significa “alto” ou “elevado”. Para os intérpretes biblistas, a palavra “Pérgamo” leva outro sentido, isto é, invés de “alto” ou “elevado”, traduzem a palavra por “casada”. Historicamente na época de Constantino, houve uma espécie de “casamento” entre a igreja cristã e o estado. Devido a este fato partiu-se daí a suposta significação de “casada”.

Pérgamo foi também uma das sete igrejas da Ásia mencionadas no livro do Apocalipse, na Bíblia.

BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI


O INICIO DA IGREJA EM PÉRGAMO

Não temos uma data especifica de quando essa igreja surgiu, mas é possível que ela tenha sido fundada entre 53 a 57 d.C., pelo ministério do apóstolo Paulo. No Livro de Atos está registrado que o apóstolo Paulo na sua terceira viagem missionária evangelizou por dois anos, “todos os que habitavam na região da Ásia Menor”: “E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos”. (At 19.10).

Outra possível confirmação também está em Atos. O ourives Demétrio declarou: “bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos” (At 19.26).

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON


Pérgamo era a capital da Ásia até o final do século I. Era uma cidade entregue à adoração a vários ídolos gregos. Por ser o centro de quatro seitas idólatras (Zeus, Dionísio, Asclépio e Atenas), Pérgamo tinha o nome de cidade “onde está o trono de Satanás”.

Em meio ao paganismo, idolatrias, falsas religiões, sacrifícios a demônios e o poder oficial do governo romano, surge um pequeno grupo de discípulos de Cristo que reconheciam o único Deus como Senhor e Salvador de nossas almas. Foi nesse contexto histórico que nasceu a igreja de Cristo em Pérgamo.

Embora cercada pela adoração a Satanás e tendo o imperador romano como um deus, a igreja em Pérgamo recusava-se a renunciar a fé em Jesus Cristo, mesmo quando os adoradores de Satanás martirizavam o fiel Antipas, um de seus membros. Nunca é fácil nos colocarmos com firmeza contra as intensas pressões e tentações da sociedade, mas a alternativa é a morte.

MAIS ESTUDOS SOBRE A IGREJA EM PÉRGAMO:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO