APOCALIPSE E O INICIO DA IGREJA EM ÉFESO

                                                                   O INICIO DA IGREJA EM ÉFESO


                                          O INICIO DA IGREJA EM ÉFESO

 Estudo nº 02

A igreja de Éfeso foi fundada no ano 53 d.C, na viagem de retorno de Paulo a Jerusalém. Relatos na Bíblia indicam que os habitantes de Éfeso passaram a ouvir falar de JESUS a partir da segunda viagem missionária de Paulo (At 18.19). Foi então a partir daí que este povo pagão teve contato com a mensagem da salvação e com o cristianismo por meio dos serviços de evangelização do casal “Áquila e Priscila”. Paulo havia conhecido essa família na cidade de Corintos pelo motivo de também fabricarem tendas como sustento para suas sobrevivências. Paulo passou a morar e trabalhar com eles por cerca de vinte meses (At. 18:3). O Livro de Atos conta que Paulo ficou em Corintos por vários dias;  por fim, despedindo-se dos irmãos navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áquila. 

            “E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso. Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.” (At 18:18-21).
         Paulo deixou estrategicamente o casal de amigos e companheiros de ministério, em Éfeso e rumou para uma viagem de vários meses até Jerusalém. Áquila e Priscila realizaram um grande trabalho de evangelização e permaneceram em Éfeso até o ano de 55. d.C. Depois partiram para Roma, e organizaram uma igreja na própria casa onde moravam, e novamente se encontraram com Paulo no inicio do ano 57 d.C. (Rm 16:3-5). Outro fato importante para o inicio da igreja em Éfeso se dá aos esforços de um jovem orador cujo nome se chama Apolo (At.18:24-28). Oriundo de Alexandria (Norte do Egito), Apolo era um pregador eloquente e com forte conhecimento nas Escrituras Sagradas, também possuía grande inclinação helenística. Estava ele pregando com ousadia e conhecimentos no Senhor na sinagoga local; Áquila e Priscila o ouviram e o convidaram para uma visita na casa deles, e lhes explicaram com acerto e clareza o caminho de Deus (At.18:26).Apolo era um fervoroso pregador alexandrino, mas como quase toda a população, era envolvido pelo forte pensamento helenístico que dominava aquela região e chegou a influenciar os próprios dominadores romanos. Ele tinha apenas alguns conhecimentos básicos sobre a pessoa e a obra de Jesus, mas pregava com autoridade e poder do Espírito Santo. 
Apolo era como certas pessoas que fazem muitos com o pouco que recebem. Todavia ainda aguardava a chegada do Messias; e seu batismo baseava-se somente no arrependimento e mudança radical de comportamento, não na fé sobre a obra redentora – completa consumada e definida – do Senhor Jesus, o Messias. Por isso Áquila e Priscila o convidaram para um estudo bíblico mais detalhado em casa e puderam lhe esclarecer melhor.

       Porém foi na terceira viagem do apóstolo Paulo que a igreja dos efésios viria realmente a florescer naquela cidade. Com a chegada de Paulo houve numerosos batismos com o Espírito Santo, muitas conversões e curas divinas. Um forte avivamento sacudiu aos que creram no poder do evangelho através de Paulo. E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam (At. 19:11,12). EXTRAIDO DO LIVRO:  AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO