O APOCALIPSE E A IGREJA EM ÉFESO


CARTA A IGREJA DE ÉFESO 
  Estudo nº 01


    "Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.  E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." (Ap. 2:1-7).    

PANORAMA HISTÓRICO DA CIDADE
Éfeso foi uma antiga cidade grega na costa de Jônia, foi construída no século X a.C. por colonos gregos jônicos. O nome "Éfeso" significa “desejado”. 
A cidade estava localizada no pequeno Continente da Ásia Menor em um local privilegiado. Dizia-se que “Éfeso ficava na encruzilhada do mundo”, pois havia quatro grandes estradas que passavam pela cidade trazendo negociantes e mercadores das mais importantes províncias romanas.

Historiadores contam que os cidadãos de Éfeso eram muito avançados na cultura e desenvolvidos nas artes, teatros e urbanização. Os efésios aparentavam gozar de certa liberdade, pois nenhuma opressão pairava sobre esta cidade, nem mesmo a poderosa guarnição romana. Podia-se dizer que Éfeso era uma cidade livre; Pois era leal ao império Romano. Teólogos e conhecedores afirmam que a cidade estava autorizada por Roma (capital do império romano) a ter governo próprio.
   
  Durante a Era grega clássica, foi uma das doze cidades da Liga Jônica. A cidade floresceu depois que veio sob o controle da República de Roma em 129 a.C.. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250 000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época. Assim como Antioquia; Éfeso era muito influente em toda a região da Síria e também Alexandria no Egito. Portanto; Éfeso era a grande capital da província romana da Ásia. 

Entre os anos 1 e 4 d. C., durante o período de Cesar Augusto; a cidade de Éfeso atingiu o seu auge, tornou-se a capital da província romana na Ásia que hoje é a parte ocidental da Turquia. A cidade era possuidora de um destacado centro mercantil.

Edificada a beira do Rio Caster, a cinco quilômetros do Mar Egeu, os efésios eram possuidores de um importante porto marítimo. Embarcações marítimas chegavam e partiam trazendo e levando mercadorias que através do mediterrâneo eram distribuídas ao mundo todo. 
Ao longo do tempo, a cidade foi dominada por diferentes impérios: os Romanos, os Jônios, os Lídios, e também os Persas. No entanto, conseguiu manter sempre a liberdade com um sistema de governo próprio.

Éfeso era também o centro do paganismo, da idolatria, da perversão sexual e da imoralidade. Uma das sete maravilhas do mundo antigo está ali - o templo de Diana (At 19.28). Lugar de intensa idolatria, nele florescia a prostituição, as bebedeiras e as orgiasTais prazeres mundanos atraiam mercadores, negociantes e viajante ao templo de Diana. 

Esta “deusa” - Diana - era a padroeira não só do imenso templo, mas também de toda a grande metrópole. Fala-se que prostitutas, eunucos, dançarinas e cantores, praticavam suas orgias dentro desse templo sob a influência espiritual e atitudes sensuais de seus profetas e sacerdotes. 
Fala-se que no meio desse templo, Satanás possuía um trono. 
(Extraído do livro: AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE)   





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO