APOCALIPSE E A IGREJA DE TIATIRA ESTUDO 09

 


O FIM DA CIDADE DE TIATIRA - Estudo 09

Jesus repreende essa igreja por ela permitir o ensino de heresias e falsas doutrinas.

O Pr. João Flávio Martinez comenta que “Todas as Igrejas do Livro de Apocalipse estão em eminência de alguma forma. Se não é integralmente, é, pelo menos, parcialmente. As boas e as más características das sete Igrejas existem hoje e precisamos detectá-las para não cometermos os mesmos erros e praticarmos o que foi louvado por Jesus”.

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON

Para os biblistas protestantes, a Idade Média teve grande semelhança com a igreja de Tiatira. Foi nesta época que uma cópia do paganismo de Tiatira foi introduzida na igreja e sobre sob a forma de imagens, surgido por uma forte representação feminina pela introdução do culto de Maria, (a mariolatria) e com o desvirtuamento do merecido respeito e admiração à pessoa da virtuosa mãe de Jesus. Maria passou a ser co-redentora. Cristo deixou, também, de ser único Mediador entre Deus e os homens, no pensamento deles.

A Igreja de Tiatira tem como uma de suas características o foco maior nas obras das mãos dos homens do que a crença na sã doutrina. Além disso, Jesus repreende essa igreja por ela permitir o ensino de heresias e falsas doutrinas.

A Igreja de Tiatira representa também o período histórico chamado de Idade das Trevas, que compreendeu o período de 606 d.C., a 1517 d.C..“Trevas” significa que durante esse período, se acentuou muito o paganismo dentro do Cristianismo, continuando o processo de contaminação iniciado por Satanás no período histórico da Igreja representado pela Igreja de Pérgamo.


FAÇA O PEDIDO DO LIVRO CLICANDO AQUI

A luz que Jesus Cristo confiou à Igreja se extinguiu por muito tempo e não apareceu mais até a Reforma, promovida por Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517. Como continuação do paganismo iniciado no período que compreende a Igreja de Pérgamo, algumas das seguintes doutrinas pagãs passam a ser introduzidas no Cristianismo:


607 d.C.

Bonifácio III é nomeado o primeiro Papa

709 d.C.

Os fiéis passam a beijar os pés do Papa

786 d.C.

Começa a adoração a imagens e relíquias

850 d.C.

Começa o uso da "água benta"

995 d.C.

Começa a canonização dos santos que morreram

998 d.C.

Começa o jejum às sextas-feiras e no período de quaresma

1090 d.C.

Começa-se a rezar o rosário

1184 d.C.

Começa a inquisição

1190 d.C.

Vendem-se as indulgências

1220 d.C.

Adoração à hóstia

1229 d.C.

Proibição do povo de ler a Bíblia (somente sacerdotes poderiam lê-la)

1414 d.C.

O povo é proibido de participar da ceia durante a comunhão

1439 d.C.

Decretada a doutrina do purgatório

1546 d.C.

Os livros apócrifos são inseridos na Bíblia

1870 d.C.

Proclamada a infalibilidade do Papa (o Papa passa a ser um homem que jamais se engana)”

( Fonte: http://www.tempodofim.com/apocalipse/igreja_tiatira1.htm)


BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

Segundo o Wikipédia, a cidade de Tiatira hoje é apenas um distrito da província de Manisia e se chama Akhisar, situada na Região do Egeu, no oeste da Turquia. No passado foi conhecida como Tiatira, Tiateira ou Thyatira. O nome akhisar significa "castelo branco" em turco. O distrito tem 1 707 km² de área e em 2012 tinha 160 620 habitantes.

OUÇA A NOSSA RADIO. APERTE O PLAYER

A Zeno.FM Station


IGREJA DE PÉRGAMO




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta De Paulo Aos Efésios - Estudos Bíblicos

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO