APOCALIPSE E A IGREJA DE TIATIRA ESTUDO 01
E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas (Ap2:18-29).
PANORAMA HISTÓRICO DA CIDADE
Tiatira era uma cidade que fazia parte do Império Romano. A cidade ficava na província romana da Ásia. Segundo os indícios históricos, a cidade de Tiatira foi fundada em aproximadamente 300 a.C., por Alexandre Magno. O nome significa “Sacrifício de trabalho”. A cidade estava situada cerca de 60 quilômetros a sudeste de Pérgamo e ao norte de Sardes. Era conhecida mundialmente pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos. Na região crescia uma planta cujas raízes extraiam uma tintura vermelha conhecida nos tempos antigos como “púrpura”.
A Bíblia Sagrada no livro de Atos dos Apóstolos capítulo 16, relata que de lá veio uma piedosa mulher de nome Lídia, vendedora de púrpura e temente a Deus. Ela aceitou a mensagem de Paulo em Filipos e por ele foi batizada, (Atos 16:11-15).
CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO |
Também era forte a produção e comércio de roupas, artigos de cerâmica, bronze e por suas telas tingidas de tintas em cores vivas. Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã.
Registros históricos dizem que havia uma grande vantagem comercial dessa cidade; ela ficava no caminho por onde viajava o correio imperial. Não há dúvidas que por este caminho se transportava todo o intercâmbio comercial entre Europa e Ásia. É interessante citar que a cidade de Tiatira praticamente era desprovida de qualquer expressão politica ou religiosa, fazendo que ela se tornasse diferente das outras cidades do seu porte.
CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON |
Dizem que a cidade de Tiatira não tinha uma acrópole tão imponente se comparado ao mesmo nível da acrópole de Pérgamo. Mas como já citei, a cidade tinha um enorme fluxo de viajantes e comerciantes devido as suas estradas de alcance intercontinental.
Tal como na maioria das cidades daquela região, Tiatira tinha muitos templos dedicados a vários deuses. O mais importante deles era o de Apolo, o deus-sol, filho de Zeus. De acordo com a religião pagã da Grécia antiga, Zeus era considerado o deus dos deuses ou o pai dos deuses, possuidor de toda a autoridade sobre as demais divindades. Mas também de “suma importância” estava Artemis (uma deusa chamada Diana pelos romanos) muito venerada pelos cidadãos de Tiatira e por viajantes que ali se instalavam.
BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI |
Na Bíblia Sagrada, o nome da cidade aparece apenas outra vez no Novo Testamento, como a cidade natal de Lídia, (At 16.14).
A região em que a cidade estava localizada atualmente faz parte do território da Turquia. Na Bíblia, Tiatira ficou conhecida principalmente por ter abrigado uma das igrejas do Apocalipse. Antonio Lourenço.
TIATIRA ESTUDO Nº 02
TIATIRA ESTUDO Nº 03
TIATIRA ESTUDO Nº 04
TIATIRA ESTUDO Nº 05
TIATIRA ESTUDO Nº 06
TIATIRA ESTUDO Nº 07
TIATIRA ESTUDO Nº 08
TIATIRA ESTUDO Nº 09
Comentários
Postar um comentário
Ola! Deixe seu comentário ou sugestão e responderei assim que puder.