APOCALIPSE E A IGREJA DE TIATIRA ESTUDO 03

A IGREJA TOLERANTE - Estudo 03

Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria” (Ap 2:19,20).

Jesus conhecia e elogiava as qualidades boas da igreja em Tiatira. Que qualidades eram essas? As que faltam em muitas igrejas nos dias de hoje: obras / serviço, fé, amor, paciência (perseverança).


BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

A igreja em Tiatira era uma congregação ativa. Ao invés de esfriar, ela se tornou cada vez mais ativa no serviço a Deus. A fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas suas obras “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (I Cor 15:58).

Os servos de Cristo devem sempre trabalhar com alegria e espontaneidade na “obra do Senhor”. Porém na ótica de Deus, a obra só é perfeita se nela conter o amor de Cristo; e isso, essa igreja tinha.

FAÇA O PEDIDO DO LIVRO CLICANDO AQUI

Concordo com Steven J. Lawson quando afirma que: “Dentre as sete igrejas, esta é a única destacada por seu amor. Se em Éfeso o amor a Cristo declinava, em Tiatira aumentava. Ela tinha um profundo amor pelo filho de Deus. Em tempos de indiferença, sua devoção crescia gradativamente. O amor a Jesus está em primeiro lugar nesta igreja. Era a força motora de seus membros”

O apóstolo Paulo enfatiza que tudo o que fizermos na obra de Cristo, se não tiver amor, é pura hipocrisia. “E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria” (I Cor 13:2)

Outra qualidade que define um servo de Deus é a perseverança motivada pela fé em Cristo. “Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1:3,4).

A tribulação na vida de um crente de “fé” gera paciência e perseverança; o mesmo serve para a igreja dos cristãos de Tiatira.

João Flavio Martinez em seu artigo “A Igreja de Tiatira” faz o seguinte comentário: “O Senhor reconheceu realidades boas dentro dessa Igreja, muito trabalho, amor pelos pobres, demonstrações de fé, obras assistenciais de grande tamanho, só que: Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos, (Ap 2.20). Não basta esta Igreja ter as qualidades especificadas acima, tem que haver temor do Senhor, respeito pela sua Palavra, santificação dos seus membros, ensinamento de reúncia pelo mundo, busca do Reino dos céus, unidade do corpo de Cristo”.

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON

Percebemos que nessa igreja haviam três grupos de pessoas: os que eram fiéis (2:24), os que estavam tolerando o pecado (2:20) e os que estavam vivendo no pecado (2:20-22). A igreja está bem, está em perigo e está mal. E Jesus sabe distinguir uns dos outros.

Numa mesma igreja há gente salva e gente perdida. “Há joio e trigo”.

Alguns, na igreja, costumam tolerar tais falsos ensinos, por indiferença, medo de confronto, amizade pessoal ou dinheiro. Outros aceitaram os falsos mestres pelo fato de falarem em nome de Deus e terem influência e popularidade na comunidade. E o terceiro grupo na igreja em Tiatira era dos que ficaram firmes na palavra de Cristo e seus padrões de justiça. Deus os conhece e promete que reinarão com Ele sobre as nações (v.26).

Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria” (v.20).

Jesus, em Sua carta enviada a essa igreja menciona haver uma mulher ensinando e enganando com engano da idolatria e o prazer da prostituição. Ela se diz ser profetisa e Jesus a chama de Jezabel. O que significa Jezabel nesta profecia? 

Segundo o “Site verdade em foco.com.br”, afirma que: “O termo ‘mulher’ é empregado nas profecias como emblema de igreja. Se a profecia fala de uma mulher pura e amante da verdade, alude ao fiel povo de Deus; se, porém, apresenta uma mulher que contraria a verdade do evangelho, ensina a praticar idolatria e prostituição, então aponta a uma igreja falsa.”

É bem provável que o verdadeiro nome desta mulher não seria “Jezabel”, mas outro nome. A verdade é que Jesus nos vê segundo o nosso estado de ser. O nome que ele nos chama é baseado no nosso caráter. Foi assim que ele chamou “Simão” de “Pedro”.

IGREJA DE PÉRGAMO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO