BALAÃO O PROFETA DO ENGANO

 

“... Tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem sacrifícios da idolatria e se prostituíssem”. (Ap 2:14)

O profeta Balaão é mencionado pela primeira vez no Livro de Números (capítulos 22, 23,24 e 31) é justamente nesses relatos bíblicos que conhecemos a história desse profeta. Ele também é mencionado em outros livros como: ( Deuteronômio 23:4,5; Josué 13:22; 24;9,10; Neemias 13:2; Miqueias 6:5) e no Novo Testamento em: (2 Pedro 2:15; Judas 11; Apocalipse 2:14), apenas como referencia ou ilustração.

Balaão passou a ser mencionado na Bíblia como exemplo de um falso profeta que procura fazer o povo de Deus tropeçar.  Mesmo conhecendo a vontade de Deus, ainda assim voltou suas costas para Ele, recusou-se a obedecer a sua palavra e arquitetou um plano para destruir o Seu povo escolhido. Em troca de riquezas e prestígios, Balaão aconselhou os midianitas a atraírem o povo de Israel para o culto aos deuses estrangeiros levando-os a rebelião, e o casamento com as mulheres de Midiam levando-os a prostituição. Diante do pecado do povo, Deus derramou o seu juízo e os pecadores foram eliminados da congregação de Israel.

ADQUIRA ESTE LIVRO CLICANDO AQUI

Balaão fez tudo isto por se apegar as coisas deste mundo maligno, amando o prêmio da injustiça. Deste modo, Balaão se tornou um tipo daquele que age como falso profeta, pervertendo o Evangelho e se levantando contra a Igreja de Cristo.

Balaão representa a igreja falsa cujos líderes motivados por tamanha ganância estão aliançados com esse mundo.

Atentemos para o que Paulo aconselha na carta aos colossenses: “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” (Cl 2:8).

Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.” (Ap 2:15)

Já aprendemos sobre os nicolaítas na carta á igreja de Éfeso. A igreja de Pérgamo havia abraçado a doutrina de Balaão e a dos nicolaítas; quando deveria se arrepender. Alguns haviam deixado à sã doutrina para trás e andavam de mãos dadas com os prazeres do mundo. 

BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

Por conta de favorecimentos financeiros muitas igrejas de hoje são casadas com o mundo. Já não possuem mais autoridade espiritual, nem a verdadeira compaixão pelos pobres. Esse tipo de igreja não possui o legítimo amor pelo próximo. O diabo tem cegado os olhos de uma grande multidão de “crentes” que virando as costas para “cruz de Cristo”, buscam freneticamente prestígios, posições elevadas e poderes financeiros. Com isto, a Igreja Cristã passa a ser contaminada e perde sua autenticidade diante de Deus.    

CLICK AQUI E BAIXE ESTE LIVRO NA AMAZON

O espírito de Balaão tem conquistado multidões de líderes religiosos que buscam prazeres neste mundo. Ensinam falsas doutrinas e se enriquecem as custas do evangelho de Cristo. Anotações da Bíblia King James Atualiza (BKJ) página 2471; “Balaão era mestre em confundir os assuntos espirituais e morais com seus interesses materiais. Em Apocalipse representa perfeitamente os falsos mestres espirituais (como os gnósticos na época de João), cadavez mais abundantes pela terra; cuja ganância, corrupção e arrogância levam seus seguidores ao engano religioso, mundanismo e à perdição (At 15:20-29)”.

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.” (I Tm 6:7).

MAIS ESTUDOS SOBRE A IGREJA EM PÉRGAMO:

1. O INICIO DA IGREJA EM PÉRGAMO
2. A IGREJA CASADA COM O MUNDO
3. QUEM ERA ANTIPAS DE PÉRGAMO
5. AS LUTAS DOS CRISTÃO DE PÉRGAMO
6. O PECADO DA IGREJA EM PÉRGAMO
7. CONSELHOS E RECOMPENSAS PARA PÉRGAMO
8. O FIM DA CIDADE DE PÉRGAMO

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO