O FIM DA CIDADE DE PÉRGAMO



Os Árabes atacaram e danificaram a cidade. Em 1330, Pérgamo foi conquistada pelos Otomanos, que estabelecera, uma pequena cidade com mesquitas, bazares e banhos. A nova cidade era chamada Bergama e fica localizada na Turquia.

“Pérgamo” parece significar “casamento”. É uma Igreja mundana. Se considerarmos a analogia, pela qual se compara as sete igrejas da Ásia com os períodos da História da Igreja, Pérgamo representa a igreja mundana dos anos 313 a 600 d.C., quando começou a união do Estado com a Igreja.

Constantino se sentiu atraído pelo Cristianismo, tanto que aceitou a fé cristã e se declarou seu defensor e protetor. Logo após assumir o poder, emitiu um edito de tolerância ao Cristianismo e passou a favorecer financeiramente a Igreja Cristã. Ele também determinou que os templos a deuses pagãos agora pertenceriam também à Igreja. Aparentemente tudo bem. A perseguição cessa, mas é exatamente aqui que Satanás começa a contaminar a Igreja.

BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

Satanás sabia muito bem que se juntasse poder religioso com poder político, o resultado seria o controle das massas. Vimos isto na figura dos faraós do Egito, nos líderes da Babilônia, nos caldeus, etc. A Bíblia está repleta de povos que ficavam sob o controle do inimigo através da adoração a deuses pagãos, etc.

Por conta do favorecimento financeiro que Constantino fornecia à Igreja, os líderes locais passam a "agradar" ao imperador e, para mostrar paz e tolerância para com os povos que cultuavam deuses pagãos, começam também a introduzir costumes pagãos dentro da Igreja. Tudo para não perderem a ajuda financeira vinda do imperador.

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON

Com isto, a Igreja Cristã passa a ser contaminada e perde sua autenticidade diante de Deus. Romanos e gregos eram politeístas e cultuavam aos mesmos deuses. Somente com nomes gregos ou romanos. Esta cultura politeísta, por causa do agrado ao imperador, começa a invadir a Igreja, e passam a ser cultuados em forma de santos e anjos - doutrinas não bíblicas. Introduzem-se então vários costumes pagãos na Igreja neste período, entre eles:

Ano 300: Oração pelos mortos

Ano 375: Adoração a santos e anjos

Ano 431: Adoração a Maria

Ano 500: Os sacerdotes passam a se vestir diferentemente do resto do povo

Ano 526: Extrema unção

Ano 595: Instituida a doutrina do purgatório

Ano 600: Os cultos só podem ser realizados em latim.

Tais fatos históricos, baseados em documentos de pesquisa, revelam a estratégia de Satanás ao longo da história da Igreja, que sempre foi exterminar o Cristianismo - obviamente que ás não conseguiu tal intento.

Satanás uniu os poderes político e religioso mais uma vez e passa novamente a controlar as massas. Quando o Estado passou a controlar a Igreja, o evangelismo, a consagração a Deus, o fervor no Espírito sumiram. Estava estabelecida a contaminação. A Igreja então começa a enriquecer financeiramente e se tornar poderosa politicamente, e o povo da época acreditava que tal fato faria com que a Igreja seria melhor a cada dia.

No 8 º século d.C., os Árabes atacaram e danificaram a cidade, mas a sua Acrópole foi refortificada, alguns anos depois. Em 1330, Pérgamo foi conquistada pelos Otomanos, que estabelecera, uma pequena cidade com mesquitas, bazares e banhos. A nova cidade era chamada Bergama e fica localizada na Turquia.

CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO

Segundo a Wikipédia, Bergama é uma cidade e distrito na província de Esmirna na região do Egeu na Turquia. Conhecia pela sua produção de algodão, ouro e tapetes, a cidade foi, durante a antiguidade, o importante centro cultural greco-romano de Pérgamo cujas ruínas continuam a atrair consideráveis interesses turísticos até aos dias de hoje. Localiza-se num promontório, ao norte do rio Bakırçay, a 26 quilômetros do mar Egeu. Tem uma população de cerca de 55.000 habitantes. As ruínas da antiga Pérgamo situam-se ao norte e a oeste da cidade moderna.

A Pérgamo romana teria tido uma população estimada em 150.000 habitantes, no seu auge, durante o século I d.C..

A igreja cristã em Pérgamo deixou de existir a muito tempo. Hoje praticamente não existem cristãos residentes nessa cidade.

MAIS ESTUDOS SOBRE A IGREJA EM PÉRGAMO:

1. O INICIO DA IGREJA EM PÉRGAMO
2. A IGREJA CASADA COM O MUNDO
3. QUEM ERA ANTIPAS DE PÉRGAMO
4. BALAÃO O PROFETA DO ENGANO
5. AS LUTAS DOS CRISTÃO DE PÉRGAMO
6. O PECADO DA IGREJA EM PÉRGAMO
7. CONSELHOS E RECOMPENSAS PARA PÉRGAMO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO