AS LUTAS DOS CRISTÃOS EM PÉRGAMO

 


 Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.”  (Ap 2:13)

Não era fácil ser um crente fiel em Pérgamo. Os verdadeiros cristãos estavam sujeitos a sofrer uma grande pressão para não abrir mão da fé genuína.  Temos como exemplo o mártir Antipas a fiel testemunha de Cristo. Ele foi fiel, morreu por sua fé.

CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO


Creio que havia três grupos distintos dentro da igreja em Pérgamo. Seriam eles:

a) os balaonitas;

b) os nicolaítas; e

c) os crentes puros e fieis a Cristo. E era justamente esse grupo de cristão humilde e sincero, voltado unicamente para o evangelho de Cristo que sofriam as perseguições e as lutas implacáveis.

Jesus disse que o trono de Satanás ficava ali em Pérgamo. A princípio entende-se que a cidade em si, era a habitação do Diabo, pois vários deuses pagãos eram adorados ali: o imperador, Atena, Zeus, Asclépio, etc.

Também poderemos entender que em alguma construção dessas havia um trono erigido a Satanás.  Porém eu entendo que o que Jesus Cristo estava falando para o apóstolo João, vai mais profundo ainda.  Sabemos que havia dois grupos de crentes infiéis, misturados com o mundo dentro dessa igreja. Falsos mestres que entronizaram Satanás no interior da igreja; porque eram mundanos, aliançados com os falsos ensinos do diabo; porque eram corruptos. Possuídos por demônios, entronizavam o “chefe” no seio da congregação.

Não é muito diferente de muitas denominações de hoje. Observe o que Paulo diz em sua carta a Timóteo: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” (I Tm 4:1).

BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

Todo o crente deve ficar atento porque Satanás emprega as ideias mundanas de moralidade, da cultura, educação, filosofias, desejos, arte, música, diversões, etc. Para opor-se a Deus, e lutar incansavelmente contra Jesus Cristo e os seus servos, o diabo se levanta contra Deus, e contra a sua Palavra.

Muito são dominados por Satanás através da religião, da politica e da filosofia. Mas Jesus nos adverte no evangelho de João. Ele diz: - “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2.15-17)

Ore pelo seu pastor e pela sã doutrina. Interceda para que todo o falso ensino seja revelado. Toda a imoralidade seja exposta e banida de sua congregação. Ame as pessoas, mas evite qualquer aliança, sociedade ou participação que possa levar você as práticas idólatras e imorais.  Não negocie a sua fé, se coloque com firmeza contra as pressões dessa sociedade corrupta e avarenta. Confie em Deus e lembre-se de sua recompensa Celestial.

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON


Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá” (Sl 1:1-5). 

MAIS ESTUDOS SOBRE A IGREJA EM PÉRGAMO:

1. O INICIO DA IGREJA EM PÉRGAMO
2. A IGREJA CASADA COM O MUNDO
3. QUEM ERA ANTIPAS DE PÉRGAMO
4. BALAÃO O PROFETA DO ENGANO
6. O PECADO DA IGREJA EM PÉRGAMO
7. CONSELHOS E RECOMPENSAS PARA PÉRGAMO
8. O FIM DA CIDADE DE PÉRGAMO

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO