CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOI - ESTUDO Nº 03 - Antonio Lourenço

 CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS

Estudo nº 03  - Antonio Lourenço


A igreja de Éfeso foi fundada no ano 53 d.C., na viagem de retorno de Paulo a Jerusalém. Relatos na Bíblia indicam que os habitantes de Éfeso começaram a ouvir sobre Jesus a partir da segunda viagem missionária de Paulo (At. 18.19). 

Foi então a partir daí que este povo pagão teve contato com a mensagem da salvação e com o cristianismo, por meio dos serviços de evangelização do casal “Áquila e Priscila”. Paulo havia conhecido essa família na cidade de Corintos pelo motivo de também fabricar tendas como sustento para suas sobrevivências. 

Paulo passou a morar e trabalhar com eles por cerca de vinte meses (At. 18:3). O livro de Atos conta que Paulo ficou em Corintos por vários dias; por fim, despedindo-se dos irmãos navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áquila. (At 18:18-21).

BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

Paulo deixou estrategicamente o casal de amigos e companheiros de ministério em Éfeso e rumou para uma viagem de vários meses até Jerusalém. Áquila e Priscila realizaram um grande trabalho de evangelização e permaneceram em Éfeso até o ano de 55. d.C. Depois partiram para Roma, e organizaram uma igreja na própria casa onde moravam, e novamente se encontraram com Paulo no início do ano 57 d.C. (Rm 16:3-5).

Outro fato importante para o início da igreja em Éfeso se dá aos esforços de um jovem orador cujo nome se chama Apolo (At 18:24-28).  Oriundo de Alexandria (Norte do Egito), Apolo era um pregador eloquente e com forte conhecimento nas Escrituras Sagradas, também possuía grande inclinação helenística.  Estava ele pregando com ousadia e conhecimentos no Senhor na sinagoga local, Áquila e Priscila o ouviram e o convidaram para uma visita na casa deles e lhes explicaram com acerto e clareza o caminho de Deus (At 18:26). 

CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO

Apolo era um fervoroso pregador alexandrino, mas como quase toda a população, era envolvido pelo forte pensamento helenístico que dominava aquela região e chegou a influenciar os próprios dominadores romanos. Apolo era como certas pessoas que fazem muitos com o pouco que recebem. Ele tinha apenas alguns conhecimentos básicos sobre a pessoa e a obra de Jesus, mas pregava com autoridade e poder do Espírito Santo. Todavia ainda aguardava a chegada do Messias e seu batismo baseava-se somente no arrependimento e mudança radical de comportamento, não na fé sobre a obra redentora – completa consumada e definida – do Senhor Jesus, o Messias. Por isso Áquila e Priscila o convidaram para um estudo bíblico mais detalhado em casa e puderam lhe esclarecer melhor.

Porém foi na terceira viagem do apóstolo Paulo que a igreja dos efésios viria realmente a florescer naquela cidade. Com a chegada de Paulo houve numerosos batismos com o Espírito Santo, muitas conversões e curas divinas. Um forte avivamento sacudiu aos que creram no poder do evangelho através de Paulo. 

“E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.” -  At. 19:11,12.

A carta aos Efésios foi escrita durante a primeira prisão de Paulo em Roma, entre 60 e 63 d.C. A maior parte das recomendações do apóstolo refere-se à posição da igreja em relação a Cristo. 

Quase que na totalidade da carta, o apóstolo alerta a posição da igreja em relação a Cristo. Ao final da epístola, há um destaque sobre a luta dos santos, um incentivo a compreensão de que na condição de seguidores de Cristo, todos deveriam compreender que Deus possui toda autoridade para manifestar sua presença entre os crentes.

Efésios capítulo um

No capítulo um da carta, Paulo saúda a todos com a paz de Cristo, e se apresenta como o apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus. O apóstolo argumenta em sua introdução, que Deus nos escolheu em Cristo para sermos Santos, irrepreensíveis e filhos diante d’Ele no reino dos céus. 

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON

Ao longo da carta, Paulo ressalta a importância de sabermos que, só poderemos ser resgatados para sermos filhos de Deus, através do sangue de Jesus Cristo, e somente n’Ele temos a redenção e o perdão dos nossos pecados. O escritor da carta ainda afirma que em Jesus foram criadas todas as coisas que estão nos céus e na terra. 

Portanto, é através da aceitação do evangelho de Cristo que somos criados para sermos adoradores eternos de Deus. Ele insiste em dizer que o selo do Espírito Santo, (garantia de nossa salvação) só será possível através do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.

Paulo não deixa de reconhecer a fé que a comunidade possuía em Cristo, mas apesar da brilhante fé, ainda careciam de um conhecimento mais profundo a respeito do real chamado de Deus, por isso Paulo ora por esta igreja.

A igreja é lembrada pelo escritor que toda a autoridade de Cristo está acima de toda e qualquer potestade poder e domínio, acima de tudo que existe. Tudo isso e todas as coisas, Deus sujeitou aos pés de Jesus Cristo, o cabeça da igreja, portanto; a igreja em Cristo têm tal poder e autoridade.



           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO