CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Estudo nº 06 - Antonio Lourenço

 

CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS

Estudo nº 06 - Antonio Lourenço



 Estamos no capítulo quatro da carta de Paulo à igreja de Éfeso. O autor da carta adverte para que os cristãos da igreja, devam andar em humildade e obediência ao chamado de Cristo. O apóstolo dos gentios faz a igreja lembrar que cada membro já recebeu o Espírito Santo. Ele faz questão que todos vivessem em unidade, pois o  “Corpo de Cristo” é um só, e o Espírito também, e que há um só Deus, uma só fé em Cristo, e um só batismo. Paulo continua lembrando aos cristãos da igreja em Éfeso, que há um só Deus e que ele é pai de todos, e que está em todos simultaneamente, pois, em Jesus somos um.

CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO

É justamente por esta razão que em Cristo todos nós recebemos dons de Deus. A carta diz que Cristo distribuiu dons na sua igreja, e ele já designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. Estes cargos na igreja são para justamente ensinar e aperfeiçoar os cristãos na obra de evangelização e também para a edificação do corpo de Cristo que é a igreja.

“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,” - Ef 4,11.

Paulo entende que a distribuição de dons é importante para que a igreja alcance a maturidade espiritual, pois através da maturidade a igreja não seria mais enganada por ondas de doutrinas falsas, nem sacudida pelo vento de ensinos teológicos fraudulentos e pelas malícias das pessoas que induzem os novos convertidos ao engano e ao fracasso espiritual.

O apóstolo dos gentios, ainda insiste para que uma vez “convertidos” não vivam mais inúteis como alguns gentios eram em seus pensamentos. Os cristãos devem perceber que a vida das pessoas mundanas, é sem entendimento, mergulhadas nas trevas e separadas de Deus, por causa da ignorância em que vivem, e isso está embutido em seus corações. 

Esses homens, havendo perdido toda a sensibilidade, se entregaram a um estilo de vida em depravação, cometendo com avidez toda a espécie de impureza. Entretanto, não são estas coisas que o cristão aprende de Cristo; a antiga maneira de viver deve ser deixada para trás. Portanto cada um de nós, deve abandonar a mentira e falar a verdade ao próximo, porque somos membros do mesmo corpo, e em Cristo, somos imagem e semelhança de Deus. 

BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

Paulo então, aconselha não somente a igreja em Éfeso, mas a todos nós, a não roubar, e o que ganhamos com o nosso honesto trabalho, devemos repartir com os pobres e necessitados. 

A carta aconselha os ouvintes para não falarem nada que destrua a fé de um irmão que está no processo de conversão a Cristo. Estas coisas entristece o espírito santo de Deus, no qual fomos selados para o dia de nossa redenção. Outrossim, devemos sempre contribuir para que a fé dos enfraquecidos seja fortificada pelo que agimos e falamos. 

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON

Paulo assevera que: Toda a cólera, amargura, ira, gritaria, blasfêmia, e toda a maldade deverão ser eliminados do nosso meio. O apóstolo nos aconselha que como cristão que somos, devemos ser bondosos e compassivos uns para com os outros, tendo o perdão como prática em nossos viver.

“… e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não ponham o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia serão tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Ef 4:24-32.




           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO