CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Estudo nº 07 - Antonio Lourenço

 CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS

Estudo nº 07 - Antonio Lourenço




No penúltimo capítulo da carta aos Efésios, Paulo pede para os cristãos da igreja, que andem como Cristo andou. O autor da carta reforça a ideia de todos terem a certeza que são amados por Deus. Ele afirma: “portanto devemos andar em amor e fraternidade”. Considerando que são filhos amados; não devem sequer fazer menção de imoralidade sexual, também não é aconselhável cometerem qualquer tipo de impurezas ou cobiças. 

Paulo afirma que ninguém que seja imoral, ou impuro, ou ganancioso, ou idólatra, tem herança no reino de Deus; ao contrário, a ira de Deus vem sobre todos os filhos da desobediência. Por serem filhos de Deus, não devem ser participantes com esses tipos de pessoas. Não só a Igreja de Éfeso, mas, todos os cristãos do mundo inteiro devem caminhar na luz de Cristo, todos nós devemos aprender a discernir o que é agradável a Deus.

CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO

O sábio apóstolo exorta para que a igreja em Éfeso caminhe na sabedoria divina, pois o nosso cotidiano deve ser preenchido com salmos, hinos de louvores ao senhor, dando graças a Deus por tudo o que fazemos, tudo que é bom, sempre no nome do nosso senhor Jesus Cristo.

O mundo em que vivemos é mau, portanto, o cristão não pode ter falta de sabedoria. O cristão não pode ser insensato como os gentios, que são mundanos e buscam a sabedoria do “homem”. O cristão tem de ser diferente e andar em sabedoria divina. Essa sabedoria deve vir do “coração de Deus”, a sabedoria que vem do “Alto”, que não é deste mundo. 

O apóstolo Paulo termina o capítulo cinco desta carta, fazendo uma comparação de um marido e sua esposa e Cristo com sua igreja. Assim como Cristo amou a igreja ao ponto de ter dado a sua vida por ela; desse mesmo modo, o marido deve ser e fazer com sua esposa. A igreja é submissa a Cristo; do mesmo modo a esposa deve ser submissa ao seu marido e ambos submissos ao amor e obediência a Deus. 

Jesus Cristo deu a sua vida por amor à igreja, a igreja é alimentada pela Palavra de Cristo. O sangue de Cristo derramado na cruz, purifica a igreja para que seja sem manchas, sem rugas, ou qualquer outra imperfeição espiritual. 

Assim como Cristo santifica a zela pela “Noiva”, assim o marido deve ser e fazer com sua esposa. O marido deve em qualquer situação “sacrificar-se” por sua esposa, alimentar sua esposa, não somente com o pão de cada dia; mas com a oração diária, O marido dê o respeito diário à sua esposa, e também, deve  ensinar diariamente a palavra de Deus. 

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON

Um marido obediente a Deus, deve fazer estas coisas para que a esposa seja santa, e tenha um caráter aperfeiçoado em Jesus Cristo. Assim como Cristo está presente na igreja, os maridos também devem estar presentes e prestativos com suas esposas e filhos. O marido deve amar sua família como Cristo ama sua igreja. Paulo nos orienta a imitar a Deus por meio de um espírito perdoador e agir como seu filho Jesus agiu nas diversas situações da vida.

BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”  - Ef 4:29-32.




           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO