ADVERTÊNCIA PARA A IGREJA MENTIROSA


 

A ADVERTÊNCIA PARA OS EFÉSIOS
                   Estudo nº 07

A presença radiante de Cristo na igreja ilumina todos os corações. Em Salmos 119:105 lemos:“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”

Jesus conhecia com exatidão a igreja de Éfeso. Ele sabia das obras dessa igreja, do trabalho; da paciência e que não poderia sofrer os maus e que os anciões dessa igreja colocavam à prova aqueles que se diziam apóstolos e que não eram e eram declarados pelos líderes como mentirosos. Jesus viu o sofrimento dessa igreja por causa dos homens maus. Jesus também reconheceu que eles trabalharam furtivamente e não se cansaram para que o evangelho não fosse distorcido por Satanás. Que maravilhoso! Mas algo entristecia o coração do Noivo. Devido a tão grandes lutas e desafios e com o passar do tempo; a igreja tornou-se indiferente quanto ao amor maior. Jesus então disse: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor (v4)”. Ele elogia essa igreja pelo seu esforço, mas também repreende pelo seu erro.
Muitos dos fundadores dessa igreja já haviam morrido há alguns tempos. As maiorias das pessoas que congregavam ali eram da segunda geração, não conheceram Paulo, nem Apolo, nem Áquilas e sua esposa Priscila. Essa segunda geração havia perdido seu zelo por Jesus. Essa igreja agora era uma igreja que tinha crescido e se tornado famosa por toda a Ásia. Era uma igreja muito ocupada. Seus membros faziam muito em benefício próprio e da comunidade, mas estavam agindo de acordo com motivos errados. Não havia mais o amor mutuo e nem o perdão pelo irmão. Jesus então pede para a igreja lembrar-se de onde caiu e se arrepender e novamente praticar as primeiras obras. Que obras são essas? As obras do Espirito. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22).
O remetente da carta afirma que rejeitará todo aquele que não se arrepender de sua falta de amor e obediência á Ele; ao evangelho e ao próximo. Devemos entender que essa advertência se estende além da igreja de Éfeso; Jesus adverte a todos nós. A igreja é advertida ao arrependimento, quer dizer que deveria transformar os pensamentos e as ações. Todo pensamento e atitude de: ódio, rancor, orgulho, soberba, opulência, falsidade; teria de ser extraído do corpo da igreja e dar lugar ao amor e ao perdão. Caso essa “conversão” não viesse a acontecer, então Jesus tiraria o castiçal do lugar. Isso significa que a igreja teria deixado de ser efetiva. 


Assim, como os castiçais do Templo produziam iluminação para o ambiente, a igreja deve produzir luz para as comunidades em sua volta. Como Noiva apaixonada devemos ser eternos e praticantes “impar” do amor de Cristo. “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”. (I Corintios 13:1). Não perca o próximo estudo sobre a igreja de Éfeso.  Um abraço do pastor e teólogo Antonio Lourenço.
DEIXE SEU COMENTÁRIO  E RESPONDEREI A QUALQUER DUVIDAS SOBRE O ESTUDO
DEIXE SEU E-MAIL NA LATERAL DO BLOG E RECEBA SEMANALMENTE NOVOS ESTUDOS GRÁTIS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO