O PECADO INVISÍVEL NA IGREJA

www.pazemmim.com

O PECADO INVISÍVEL NA IGREJA

                   Estudo nº 06

O pecado na igreja de Éfeso. A igreja esqueceu seu papel: “Amar o pequenino, a viúva, o pobre e o enfermo”. O problema na igreja de Éfeso não foi a questão de doutrina nem do trabalho evangelístico que estavam fazendo, nem da vigilância contra os falsos pregadores. O problema da igreja de Éfeso foi à questão do amor, o abandono do primeiro amor. 

A liderança dessa igreja esqueceu-se do grande mandamento que deve ser à base de todo o cristianismo:“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Mc 12:30,31). Aqui está a base sólida para toda a prática cristã. É isso que a igreja deve ser e fazer. Todo o alicerce da igreja deve estar apoiado em cima desse fundamento: “Amar a Deus com todo vosso entendimento, forças e coração”. Porém só isso não basta; com esse mesmo esforço e entendimento; também devemos amar de todo o coração o nosso próximo.

FAÇA O PEDIDO DO SEU LIVRO AQUI


Quem é nosso próximo? 

Tenho o entendimento que o nosso próximo vai além das paredes das congregações. O nosso próximo também está nas casas de prostituição, nos pontos de drogas, nos bares, nos lares destruídos, nos lugares devastados pela miséria e fome. A igreja esqueceu seu papel: “Amar o pequenino, a viúva, o pobre e o enfermo”. Sinto tristeza em minha alma quando observo centenas de pastores e igrejas gastando milhões de dinheiros com televisão, brigando entre si, colocando no “ar” programas ridículos, vazios de Deus, que atraem pessoas só para si, não para o Reino de Cristo. Apóstolos, bispos e pastores gastando o dinheiro dos dízimos e ofertas com jatinhos, carrão importado, grandes mansões, iates, fazendas, faculdade no exterior para os filhos, etc. Ao mesmo tempo muitos dos congregados estão passando por dificuldades; miséria; enfermidades e não conseguem ajuda, nem amparo desses “figurões”. Em que esquina da vida se perdeu o primeiro amor?
BAIXE SEU EBOOK CLICANDO AQUI

Voltando a Éfeso; Esta igreja tinha por volta de quarenta anos quando João recebeu a revelação de Jesus. Outra geração havia surgido e esta não havia experimentado o entusiasmo intenso, a espontaneidade e o ardor que havia revelado os pais quando tiveram o primeiro contato com o evangelho. Não apenas isso, mas faltava à atual geração, a devoção a Cristo. A igreja de Éfeso tornou-se farisaica, pois ela deixou de herança o zelo pela Palavra como se fosse uma lei, mas não deixou de herança o amor, que é o vínculo da perfeição. A igreja havia abandonado o seu primeiro amor.

O problema da igreja de Éfeso

Com certeza, o problema da maioria das igrejas de hoje, é fazer as coisas sem solidariedade amorosa. Quando abandonamos o primeiro amor, significa que abrimos mão de algo e elegemos outras coisas em seu lugar. Quando fazemos as coisas por fazer, por causa da instituição ou da denominação, pela sedução do crescimento numérico da igreja, pela fama e pelo status que se obterão na cidade ou coisas do tipo, essas são provas evidentes de que nossas motivações são impuras e estão prostituídas. Todos nós sabemos as armas que destroem o primeiro amor: A soberba; o orgulho; a ganância; os olhos altivos; a impiedade; a mentira, etc. Todas essas coisas nos afastam do primeiro amor. O perigo disso tudo é que passamos a amar mais a obra de Deus do que o Deus da obra. No próximo estudo eu apresento as advertências de Cristo para a igreja de Éfeso devido aos pecados praticados por esta igreja. Um abraço do pastor e teólogo Antonio Lourenço.
Extraído do livro: AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO