Carta De Paulo Aos Efésios - Estudos Bíblicos

Pazemmin.com

Carta De Paulo Aos Efésios.

Paulo, “o velho”, está preso em Roma, confinado em uma prisão domiciliar, sempre vigiado por pelo menos dois soldados romanos, não desiste de anunciar o poderoso evangelho que liberta os encarcerados da prisão de Satanás. 
    Esta é uma breve reflexão sobre um tema bíblico que é muito importante para as pessoas que estão a procura de paz na alma, de alegria e segurança para si mesma e para seu lar, e porque não incluir também, o seu próprio futuro. 

Vamos buscar mais conhecimentos através de um escrito milenar muito importante, que nunca perdeu o seu teor de sabedoria; estamos falando da carta de Paulo aos efésios. Iremos a partir de agora estudar a carta de Paulo para a igreja que está em Éfeso.

Anotações na Bíblia de Estudo Aplicação pessoal edição 1995 diz que: “Esta carta não foi escrita para enfrentar qualquer heresia ou problema nas igrejas. Foi enviada pelas mãos de Tíquico para fortalecer e encorajar as igrejas daquela região. Paulo havia passado três anos na igreja de Éfeso, portanto era muito amigo de seus membros. Paulo encontrou-se com seus anciões da igreja em Éfeso em Mileto (At 20.1-38) , foi um encontro permeado de grande tristeza. É que Paulo acreditava estar visitando seus companheiros talvez pela última vez. Como não existem referências específicas a pessoas ou problemas nessa igreja e pelo fato de as palavras em Éfeso (1.1) não estarem presentes nos manuscritos mais antigos, é possível que Paulo tivesse a intenção de enviar uma carta circular para ser lida em todas as igrejas daquela região.”
CLICK AQUI E BAIXE ESTE LIVRO NA AMAZON

    Sabemos que o remetente desta carta é o apóstolo Paulo. Sabemos também que esta carta está destinada a igreja de Cristo edificada na cidade de Éfeso. Mas se você prestar atenção, vai perceber que  o objetivo desta carta não seria exclusivamente para esta comunidade cristã, mas sim para todas as igrejas espalhadas no mundo inteiro; não somente para a época em que foi escrita, mas também para os dias de hoje, e inclui todos os cristãos de todos os tempos e que estão espalhados pelo mundo inteiro.
 
    Paulo foi levantado para apóstolo pelo próprio Jesus Cristo em uma visão no caminho para Damasco, (At.1.1-18). Saulo, o "soldado do sinédrio", nunca tinha visto a Jesus pessoalmente, e era um perseguidor implacável dos cristãos, porém Jesus o confrontou em uma visão perto da cidade de Damasco. A partir de então, esse homem passou de perseguidor a perseguido; de Saulo para Paulo; de herege para discípulo do SENHOR. A missão que Jesus deu a Paulo, era alcançar todos os gentios espalhados pelo mundo. 

    Foi por volta do ano 60 d. C. que esta carta foi escrita, Paulo estava encarcerado na cidade de Roma à espera de seu julgamento pelo imperador romano Nero Cláudio César Augusto Germânico que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68, o último imperador da dinastia júlio-claudiana. Paulo o apóstolo dos gentios havia sido acusado de “subversivo da Lei e profanador do Templo” pelos judeus, alguns anos atrás, quando da sua última visita a Jerusalém, (At 21.15-40). Esta carta chegou aos cristãos de Éfeso pelas mãos de Tito, um amigo e companheiro de Paulo. O propósito desta carta era fortalecer a fé dos cristãos de Éfeso, e explicar a natureza e o propósito da igreja, o corpo de Cristo. 

Panorama da cidade de Éfeso

A Bíblia King James atualizada, nas suas anotações, observa que: “Éfeso foi a cidade mais importante do oeste da Ásia (atual Turquia). Possuía um porto muito desenvolvido e que naquela época, dava acesso ao rio Caister, por qual deságua no mar Egeu. Como a cidade, a exemplo de Corinto, fica numa espécie de encruzilhada entre as mais importantes rotas comerciais, logo se tornou um notável centro comercial cosmopolitano. Os Efésios tinham orgulho do templo pagão que haviam construído em louvor a deusa romana Diana, chamada pelos gregos de Ártemis (At 19.23-31). Paulo logo percebeu o potencial evangelístico da cidade e acabou fazendo de Éfeso o seu centro avançado de evangelização e missões, durante todo o tempo em que esteve ensinando e discipulando naquela cidade. A igreja logo se enraizou e floresceu ali. Entretanto, mais tarde, com o surgimento de falsos mestres, judaizantes e místicos de muitos lugares, o Espírito Santo precisou adverti-la severamente quanto ao grande perigo do esfriamento espiritual (Ap 2.1-7).  Vários historiadores e biblistas defendem a ideia de que o apóstolo Paulo escreveu aos Efésios na mesma época em que produziu sua epístola aos colossenses por volta do anos 60 d. C., durante seu aprisionamento em Roma (At 3.1;4.1;6.20).”

Diagrama do Conteúdo da Carta.

Época: Cerca do ano 60 d.C.
Lugar: Cidade de Roma
Temas: O Chamado; A Conduta; Os Privilégio; Os Deveres.
Alvos da Carta: 
1ª  parte: A Riqueza do Cristão (1.1-3.21). Trata-se do ensino doutrinário e fundamentos da fé..
2ª  parte: O Andar do Cristão (4.16.24).  Paulo faz exortações, ou seja; como o cristão deve andar na prática. 

O Conteúdo da carta à Éfeso

Efésios capítulo um

No capítulo um da carta, Paulo saúda a todos com a paz de Cristo, e se apresenta como o apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus. O apóstolo argumenta em sua introdução, que Deus nos escolheu em Cristo para sermos Santos,  irrepreensíveis e filhos diante d’Ele no reino dos céus. Ao longo da carta, paulo ressalta a importância de sabermos que, só  poderemos ser resgatados para sermos filhos de Deus, através do sangue de Jesus Cristo, e somente n’Ele temos a redenção e o perdão dos nossos pecados. O escritor da carta ainda  afirma que em Jesus foram criados todas as coisas que estão nos céus e na terra. Portanto; é através da aceitação do evangelho de Cristo que somos criados para sermos adoradores eternos de Deus. Ele insiste em dizer que o selo do Espírito Santo, (garantia de nossa salvação) só será possível através do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.   
Paulo não deixa de reconhecer  a fé que a comunidade possuía em Cristo, mas apesar da brilhante fé, ainda careciam de um conhecimento mais profundo a respeito do real chamado de Deus, por isso Paulo ora por esta igreja.
A igreja é lembrada pelo escritor que toda a autoridade de Cristo está acima de toda e qualquer potestade, poder e domínio, acima de tudo que existe. Tudo isso e todas as coisas, Deus sujeitou aos pés de Jesus Cristo, o cabeça da igreja, portanto; a igreja em Cristo têm tal poder e autoridade.
Carta de Paulo aos Efésios
CLICK AQUI E CONHEÇA MEUS LIVROS

Efésios capítulo dois

No segundo capítulo, Paulo faz os efésios lembrar que devido ao pecado capital de Adão, todos nós andávamos perdidos, mortos pelo pecado, seguindo o curso do sistema mundial que é satânico, fazendo a vontade de satanás, que é o príncipe das trevas. Satanás prende as pessoas alimentando-as com a vontade da carne, e assim, éramos destinado a ira de Deus. Estávamos mortos por causa do pecado, e não tínhamos nenhum poder para reagir contra as forças de satanás, simplesmente porque nenhum morto pode reagir a coisa nenhuma. Mas Deus que é rico em misericórdia e amor, nos deu vida através de Jesus Cristo, portanto; é somente pela Graça que somos salvos. Paulo deseja que os cristãos em Éfeso entenda que é somente pela misericórdia de Deus que somos livres das garras do diabo. Paulo afirma que: “Essa salvação só é possível por meio da fé em Jesus Cristo”. Também é lembrado na carta que a igreja deve aprender que todos os que aceitam a Jesus como salvador tornam-se um só povo: Judeus e gentios; ricos e pobres, negros e brancos, homens e mulheres, patrões e empregados; em Jesus Cristo somos um e não existem diferenças. Somos o corpo de Cristo; todos possuindo o mesmo espírito unificador de Deus.

Efésios capítulo três

No terceiro capítulo, Paulo se declara como prisioneiro de Cristo por amor aos gentios. Na verdade, Paulo estava preso na cidade de Roma justamente por pregar o evangelho ao mundo em trevas. Mas Paulo, realmente,  não se importa com a sua prisão, ele já havia recebido um profundo entendimento revelado pelo Espírito Santo, sobre o mistério de Cristo. Esse mistério que antes era oculto a todos, agora era revelado não somente a Paulo, mas a todos os apóstolos, que além de apóstolos, eram também profetas de Cristo. Paulo então, faz a igreja em Éfeso saber deste mistério, e revela o que antes era escondido. A revelação é esta: que através do evangelho de Cristo, os gentios são igualmente herdeiros com os Judeus, agora, todos são  membros do mesmo corpo, e igualmente participante das mesmas  promessas em Cristo Jesus; esse mistério estava oculto desde o começo do mundo.
Paulo ora novamente para que os Efésios tenham esse entendimento e essa compreensão, pois é exatamente neste ponto que é revelado o grande amor de Cristo, o amor que excede todo o conhecimento, pois só assim seria possível o preenchimento de toda a plenitude de Deus no coração da igreja que é o corpo de Cristo.
CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO

Efésios capítulo quatro

Agora estamos no capítulo quatro, e Paulo adverte para que os cristãos da igreja em Éfeso que devam andar em humildade, e obedecendo ao chamado que cada um já recebeu do Espírito Santo. O apóstolo faz questão que todos vivessem em unidade, pois o  “Corpo de Cristo” é um só, e o Espírito também, e que há um só Deus, uma só fé em Cristo, e um só batismo. Paulo continua lembrando aos cristão da igreja em Éfeso, que há um só Deus e que ele é pai de todos, e que está em todos simultaneamente. É justamente por esta razão que em Cristo todos nós recebemos dons de Deus. A carta diz que Cristo distribuiu dons na sua igreja, e ele já designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. Estes cargos na igreja é para justamente ensinar e aperfeiçoar os cristãos na obra de evangelização e também para a edificação do corpo de Cristo que é a igreja.
    Paulo entende que a distribuição de dons é importante para que a igreja alcance a maturidade espiritual, pois através da maturidade a igreja não seria mais enganada por ondas de doutrinas enganosas, nem sacudida pelo vento de falsas teologias e pelas malícias das pessoas que induzem os novos convertidos ao engano e ao fracasso espiritual . 

    O apóstolos dos gentios, ainda insiste para que uma vez “convertidos” não vivam mais inúteis como alguns gentios eram em seus pensamentos. Os cristãos devem perceber que a vida das pessoas mundanas, é sem entendimento, mergulhados nas trevas e separados de Deus, por causa da ignorância em que vivem,e isso está embutidos em seus corações. Havendo perdido toda a sensibilidade, se entregaram a um estilo de vida em depravação, cometendo com avidez toda a espécie de impureza. Entretanto não são estas coisas que o cristão aprende de Cristo; a antiga maneira de viver deve ser deixada para trás. Portanto cada um de nós, deve abandonar a mentira e falar a verdade ao próximo, porque somos membros do mesmo corpo, e em Cristo, somos imagem e semelhança de Deus. Paulo então, aconselha não somente a igreja em Éfeso, mas a todos nós, a não roubar, e o que ganhamos com o nosso honesto trabalho ,  devemos repartir com os pobres e necessitados. 

Não devemos falar nada que destrua a fé de um irmão que está se convertendo a Cristo, pois estas coisas entristece o espírito santo de Deus, no qual fomos selados para o dia de nossa redenção. Outrossim, devemos sempre contribuir para que a fé dos enfraquecidos seja fortificada pelo o que falamos. Paulo assevera que:  toda a cólera, amargura, ira, gritaria, blasfêmia, e toda a maldade; seja eliminado do nosso meio. O apóstolo nos aconselha que como cristão que somos, devemos ser bondosos e compassivos uns para com os outros, tendo o perdão como prática em nossos viver.

Efésios capítulo cinco

No penúltimo capítulo da carta aos Efésios, Paulo pede para os cristãos da igreja, que andem como Cristo andou; tendo a certeza que são amados por Deus; portanto devemos andar em amor e fraternidade. Considerando que são filhos amados; não devem sequer fazer menção de imoralidade sexual, também não é aconselhável cometerem qualquer tipo de impurezas ou cobiças. Paulo afirma que ninguém que seja imoral, ou impuro, ou ganancioso, ou idólatra, tem herança no reino de Deus; ao contrário, a ira de Deus vem sobre todos os filhos da desobediência. Por serem filhos de Deus, não devem ser participantes com esses tipos de pessoas. Não só a Igreja de Éfeso, mas, todos os cristãos do mundo inteiro devem caminhar na luz de Cristo, todos nós devemos aprender a discernir o que é agradável a Deus.
 O “prisioneiro de Cristo” exorta para que a igreja em Éfeso caminhe na sabedoria divina, pois o nosso cotidiano deve ser preenchido com salmos, hinos de louvores ao senhor, dando graças a Deus por tudo o que fazemos, tudo que é bom,  sempre no nome do nosso senhor Jesus Cristo. 

O mundo em que vivemos é mau, portanto, o cristão não deve ter falta de sabedoria. O cristão não deve ser insensato como os gentios, que são mundanos, mas sim, devem andar em sabedoria.

O apóstolo Paulo termina o capítulo cinco desta carta fazendo uma comparação de um marido e sua esposa com Cristo e a Sua igreja. Assim como Cristo amou a igreja ao ponto de ter dado a sua vida por ela; desse mesmo modo, o marido deve fazer com sua esposa. A igreja é submissa a Cristo;  do mesmo modo a esposa deve ser submissa ao seu marido. Jesus Cristo deu a sua vida por amor a igreja, a igreja é também alimentada por Cristo, e purificada por Cristo, para que seja sem manchas, nem rugas, ou qualquer outra imperfeição; mas santa e inculpável.; é assim que o marido deve ser e fazer. 

O marido também deve em qualquer situação sacrificar-se por sua esposa, alimentar sua esposa, não somente com o pão de cada dia; mas com a oração diária, que dê o respeito diário à sua esposa, e também, deve  ensinar diariamente a palavra de Deus. O marido deve fazer estas coisas para que a esposa seja santa, e tenha um caráter aperfeiçoado em Jesus Cristo. Assim como Cristo está presente em sua igreja, os maridos também devem ser presentes e prestativos com suas esposas. O marido deve amar sua esposa como Cristo ama sua igreja.

Efésios capítulo seis

No sexto e último capítulo desta carta, o sábio Paulo lembra que os filhos devem honrar os pais e os pais não devem faltar ao respeito com seus filhos. Paulo  mencionou também que os escravos deveriam ser honestos com seus senhores por amor a Cristo. E os senhores do mesmo modo, deveriam proceder com honestidade e respeito com seus escravos. Em outras palavras, Paulo está se referindo que a paz deve ser unânime em toda a comunidade cristã.

Concluindo a carta; o remetente pede aos membros da igreja em Éfeso, que  busquem incessantemente se fortalecerem no poder de Cristo. Paulo lembra que os cristãos devem orar em qualquer situação, orar uns pelos outros, ser insistente em suas petições, porém com um coração humilde. Todos os cristãos devem buscar o revestimento espiritual, vestindo a armadura de Deus para permanecer firme contra as investidas do diabo. 

O antigo soldado romano Saulo; porém agora o guerreiro de Cristo Paulo, lembra que nossas lutas não são contra os seres humanos, mas sim contra os poderes das trevas, que agem na mente das pessoas. O cristão deve permanecer firme na fé, iluminando seu entendimento com a leitura do evangelho de Cristo, e permanecer salvo em Deus. O velho Paulo se despede saudando a igreja com a paz de Cristo e que Tíquico, seu amigo no ministério e mensageiro da carta, informaria tudo a respeito da situação que Paulo estava enfrentando na prisão em Roma.
CLICK AQUI PARA COMPRAR O LIVRO

Paulo o prisioneiro de Cristo

É assim que ele se auto intitula para os cristãos dessa comunidade, o "prisioneiro de Cristo". Ser um prisioneiro de Cristo, é o que todos nós deveríamos desejar ardentemente. Estar preso em Cristo é estar totalmente livre das garras mortíferas do diabo, da morte espiritual, e do reino das trevas. 

Paulo estava preso, essa é a sua primeira prisão em Roma, vítima de falsas acusações por parte de alguns judeus e do sinédrio em Jerusalém. Ele é levado para a capital mundial do império romano, e ali, está a mercê do julgamento da parte do imperador. Durante este período, Paulo escreve várias cartas destinadas às comunidades que ele próprio havia fundado. Esta carta, é uma delas.

     Paulo, o semeador do evangelho de Cristo, viu como fruto das suas viagens pela Grécia; Ásia Menor e Europa; várias comunidades cristã surgirem no caminho; fruto de suas pregações no coração dos gentios. Satanás usou de várias formas para poder parar este Arauto e no final de sua terceira viagem, é acusado pelos falsos e malignos de  conturbar a paz e distorcer a Lei de Moisés nas suas viagens.

    Paulo, “o velho”, está preso em Roma, confinado em uma prisão domiciliar, sempre vigiado por pelo menos dois soldados romanos, não desiste de anunciar o poderoso evangelho que liberta os encarcerados da prisão de Satanás. Verdadeiramente,o Amor vence qualquer obstáculo. O amor ao próximo vence todas as barreiras do ódio, da mentira, da cobiça, etc. O verdadeiro amor vence todo medo, vence o tempo, vence a distância; o amor supera a dor do sofrimento. Motivado por este amor, Paulo exorta e aconselha a igreja na qual ele próprio havia permanecido por três anos ensinando o evangelho. 

O sábio Paulo, sabe que esta igreja estava atravessando um período de fé fervorosa, mas só isto não basta para permanecer firme nos propósitos de Cristo. Paulo enviou esta carta explicando os fundamentos da fé cristã, revelando o mistério da unidade (em Cristo somos um), e a nossa salvação é um dom de Deus, (pela Graça sois salvos), para que fosse lida por todos e inclusive por outras comunidades também.

    Creio que esse mesmo cuidado se deve aplicar para a igreja nesses últimos dias. A igreja moderna está longe de ser uma igreja segundo a visão ministerial de Paulo. Distante daquilo que Paulo, “ O Sofredor de Cristo” foi; hoje, ser um apóstolo, tornou-se uma posição de status, glamour e prestígio na sociedade. Hoje, em algumas igrejas, ser um pastor, é ter uma profissão remunerável, com todas as garantias possíveis. Muitas igrejas são estilizadas, os altares luxuosos. Parece que a igreja está perdendo a sua essência, sua missão de evangelizar o mundo já foi esquecida, o amor ao próximo se esfriou.     

Precisamos urgentemente voltar aos fundamentos da fé cristã. A carta de Paulo aos Efésios precisa ser lida, precisa ser estudada, precisa urgentemente ser praticada no seio da comunidade Cristã. É preciso voltar ao passado; voltar ao verdadeiro ensino bíblico, ou então morreremos sem esperança de salvação. 

    Na carta aos Efésios Paulo ensina que a salvação é nos dada unicamente pela graça de Deus, ou seja, é somente pela fé em Jesus Cristo que somos salvos. A carta tem uma mensagem pautada no propósito Divino, (pela graça somos salvos), e dentro desta perspectiva de fé, temos outro propósito; a unidade, não; importa se é judeu ou gentio, (Em Jesus somos um). 

Outra mensagem que a carta traz é sobre a conduta cristã. A carta adverte que o cristão não deve mais mentir, nem adulterar, não deve ter pensamentos impuros, não ser glutão, nem irado, etc. Pois essas coisas quem as pratica não são dignos da salvação, porque continuam sendo pessoas  mundanas; na verdade ainda são prisioneiras do diabo. Finalizando deixo aqui o último versículo desta carta aos efésio “A graça seja com todos os que amam a nosso SENHOR Jesus Cristo com amor sincero e incorruptível (Ef 6.24).
Por: Antonio Lourenço


CLICK AQUI E PEÇA SEU LIVRO


Espero que tenha gostado!
Deixe seu comentário e se quiser compartilhe com seus amigos, estou sempre respondendo a medida do possível todos os comentários e E-mail que chegam atém mim.
Será muito bem-vindo se tiver alguma sugestão ou dúvida

Se ainda não tá inscrito para receber meus estudos bíblicos, fique a vontade para se inscrever aqui.

Te espero no próximo post
Sucesso e um ótimo aprendizado
Antonio Lourenço

Comentários

  1. Nao o conheço pessoalmente,mas dou graças a Deus pela sua vida.
    Que estudo abençoado.
    Abriu meu entendimento.
    Obg

    ResponderExcluir
  2. glória Deus manhazinha aqui e eu estudando essa carta Maravilhosa, e me edificando e obtendo mais esclarecimento acerca dessa carta. abriu muito meu entendimento foi bem esclarecedor . que Deus continue te dando mais e mais graça e sabedoria para conpartilhar com todos!

    ResponderExcluir
  3. A paz do senhor Jesus Cristo..
    Muito edificante esse estudo.
    Que Deus continue te capacitando para honra do nome dele.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a paz do senhor
    Maravilha de estudo é disso que nós estamos precisando, um ensinamento correto do evangelho de Cristo, os cristãos estão muitas das vezes caminhando na contra mão
    Mas Jesus é o caminho a verdade e a vida.
    Que Deus abençoe sempre o senhor pastor Antônio e sua família em nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Foi de grande avalia para mim, grande aprendizado .

    ResponderExcluir
  6. Cresço em graça e conhecimento ! Grande aprendizado .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ola! Deixe seu comentário ou sugestão e responderei assim que puder.

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO