VENCENDO A DEPRESSÃO

https://www.pazemmim.com/

VENCENDO A DEPRESSÃO
Quem crê em Deus pode sofrer da depressão? Se estou sofrendo de depressão é porque estou no pecado? Deus está me castigando?

Estudos científicos afirmam que a depressão afeta e compromete várias áreas no comportamento de uma pessoa. Este mal distorce a maneira como o indivíduo se vê, como vê o mundo, o futuro, como sente a realidade em sua volta, afeta a maneira de ver e entender as coisas, etc. A Depressão também afeta a interpretação que a pessoa faz de si mesma, dos outros e do futuro, altera a forma como o indivíduo se alimenta e dorme. Se você se diz cristão, que realmente tem colocado a sua vida em Deus é bem possível que em algum momento de sua vida, você parou para refletir ou tentar compreender algumas indagações embaraçosas que surgem repentinamente em seu “mundo”. 

Talvez você já tenha adentrado em algumas questões desse tipo e vem querendo achar respostas para perguntas tais como: “Aquele que crê em Deus, também está sujeito às Depressões?”, “se eu creio em Deus; então, por que estou sofrendo de uma depressão?”. Nesses tempos modernos e na sociedade em que vivemos muito se comenta sobre a “Depressão”. 

Estatísticas afirmam que cerca de 20% da população mundial já sofreu de depressão ao menos uma vez na vida. Foi em 1920 que iniciaram os estudos sobre a doença e, já na época, foi descoberto e reportado que as mulheres possuem o dobro de chances do que os homens de se tornarem depressivas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em breve a depressão será a segunda causa de morte mundial por doença, ficando apenas atrás das doenças cardíacas. 
A psicologia descreve a depressão como um estado depressivo de humor e que sempre esteve presente na história da humanidade. Diante desses fatos, se percebe a necessidade de abordar este assunto que considero de tamanha relevância, pois sem dúvida nenhuma, a depressão é o “Mal do Século”. Precisamente quero abordar alguns temas em particular e como um “mero observador”, analisar o comportamento depressivo na vida de um cristão. As perguntas que iremos abordar são essas: “Como um cristão que sofre de depressão deve se comportar e o que ele deve fazer?”. “Quando o cristão sente depressão é porque está no pecado?”. “Será que Deus está me castigando, ou esqueceu-se de mim?”. Entendo que; se você é daquelas pessoas que creem em Deus, e se você está lendo este artigo e chegou até aqui, é porque você é uma cristã, e talvez esteja passando por momentos de dores, angústia e lutas. Com certeza você vai vencer, eu te afirmo a vitória em nome de Jesus. 

 A DEPRESSÃO NÃO É APENAS UMA TRISTEZA PASSAGEIRA

Eu quero comentar alguns dados gerais deste mal que é chamado de “O Mal do Século”.  Os dados divulgados pela medicina e também pela mídia, são realistas e alarmantes, porém é preciso entender que a depressão não é apenas uma tristeza passageira, mas sim uma doença. E como toda doença, precisa ser diagnosticada e tratada corretamente. A depressão afeta e compromete várias áreas na vida de uma pessoa. A depressão distorce a maneira como a pessoa se vê, como vê o mundo, o futuro, como sente a realidade em sua volta, afeta a maneira de ver e entender as coisas, etc. Ela também afeta a interpretação que se faz de si mesma, dos outros e do futuro, altera a forma como o indivíduo se alimenta e dorme.

É importante observar que existem momentos em que sentimo-nos triste, isto em vários momentos da nossa vida e que deve ser considerado normal, como após a morte de um ente querido. Porém, algumas pessoas vivenciam esse sentimento de forma muito intensa e por períodos muito longos, que podem não ser apenas dias, mas sim meses e até mesmo anos. A verdade é que essas pessoas nem sempre tem um motivo aparente para se sentirem assim.

 Eu penso que em algumas vezes a pessoa deprimida não sabe com exatidão o motivo de sua tristeza ou da melancolia que está enfrentando. É importante então o cristão fazer uma auto análise. 
Não só como pastor e teólogo, mas na qualidade de cristão eu aconselho que você examina também o seu lado espiritual. Como está o seu relacionamento com Deus? Diante de qualquer situação, é importante abrirmos diariamente o nosso coração em oração e revelar para Ele todos os nossos sentimentos, preocupações, dúvidas e medos. O Salmista diz que: “O Senhor é meu pastor e nada me falta” ( Sl23).  Devemos confessar nossos medos a Deus e confiar que Ele nos libertará de toda opressão maligna. Deus é o nosso refugio e fortaleza, é n’Ele que devemos descansar. 

Comece o seu dia fazendo uma oração sincera diante de Deus, ele é Pai e estará ao teu lado. Com certeza o Pai ira te ouvir e entregará a você tudo aquilo que  você precisa para viver em paz e tranquilidade. No tempo certo, Ele entregará à você a solução certa, a resposta e a saída para tudo o que você necessita. Você deve aprender a esperar com confiança e fé.

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:4,5)

CLICK ➧ IR PARA A PÁGINA SEGUINTE
    


Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário aqui na página.
 Se possível registre seu e-mail para receber novos artigos. Um abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO