COMO SENTIR PAZ E FELICIDADE

 COMO SENTIR PAZ E FELICIDADE


É impossível pensar que alguém não deseja para si a paz que acalma qualquer “tempestade”; que trás felicidades em tudo o que faz. Essa poderosa força esta ao alcance  de todos que a desejam.

Sentimos felicidade, quando estamos em paz dentro de nós.  Sentir paz interior implica ter harmonia e bem-estar emocional, sentir-se satisfeito consigo mesmo apesar das lutas que enfrentamos  diariamente.

Contudo, o caminho em direção a felicidade, é um processo que exige estar disposto a deixar para trás tudo o que é inútil; recomeçar uma nova vida  e a aceitar a ajuda de Deus.

“Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem.”  - Salmos 34:2.

O que é felicidade? Qual é o caminho que realmente nos leva até a felicidade? 

Estes questionamentos parecem nos acompanhar praticamente em todo o decorrer da nossa vida, não é mesmo?

Na verdade, todos procuramos a felicidade mas a questão é: onde a podemos encontrar? Será que a felicidade vem de uma boa carreira? Quem sabe somos felizes quando temos muito dinheiro?  Ou, talvez, a felicidade está na fama, saúde perfeita, viagens a passeios…? 

Todas essas coisas podem ser boas e muito agradável, mas infelizmente não garantem felicidade. 

Eu creio que a verdadeira felicidade vem  somente de uma vida de obediência a Deus. Pois somente ele pode nos dar a verdadeira felicidade.  Jesus prometeu:  “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”  - João 14:27.

BAIXE O LIVRO NA AMAZON CLICANDO AQUI

A NOSSA FELICIDADE ESTÁ EM DEUS

A Bíblia mostra como ser realmente feliz. O Criador quer nosso bem e quando O obedecemos, ele nos abençoa com  riquezas vindas do céu. Deus é Pai Abençoador; ele nos enche de paz e felicidade. 


Quem ama a Deus encontra verdadeira satisfação e felicidade em tudo o que faz. 

“A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.”  - Provérbios 11:25.

Para sermos mais felizes precisamos da ajuda de Jesus, pois a verdadeira felicidade vem de uma vida guiada por ele. Temos que desejar ficar mais próximo de Deus e da vontade d’Ele. Quando Deus é a fonte de nossa felicidade, então realmente seremos felizes!

O AMOR É MAIOR QUE A DOR

Será que o cristão deve sempre estar contente? É errado se sentir triste em alguns momentos da vida? 

Creio que há momentos em que sentimos alguns sentimentos de tristeza. Eu posso me sentir triste com o estado do mundo. Eu posso estar triste por causa de uma perda. Posso estar triste por qualquer outra situação, mas não preciso perder minha fé e confiança em Deus. Posso passar por momentos de tribulação, mas sei que Deus tem a Sua mão sobre a minha vida e que fará com que todas as coisas funcionem juntas para o meu melhor.

Mesmo as pessoas mais felizes passam por tempos de tristeza e sofrimento, mas a alegria de Deus ajuda a superar essas fases. 

A Bíblia garante que nossos sofrimentos são passageiros e que no fim teremos vitória. Deus recompensa quem se mantém firme até o fim. 

Nossa felicidade está em Deus, não nas circunstâncias da vida. 

“Assim será para a tua alma o conhecimento da sabedoria; se a achares, haverá galardão para ti e não será cortada a tua esperança." - Provérbios 24:14.

 COMO ALCANÇAR A FELICIDADE?

A Bíblia mostra algumas  coisas que você pode fazer para ser mais feliz:

1. Focar em Deus

A Bíblia diz que Deus é o nosso refúgio e fortaleza; não há nada maior do que Deus. Ele é o nosso criador e em Jesus Cristo, Deus é nosso pai.

Toda verdadeira felicidade vem de Deus nosso pai. Ele te ama e enviou Seu Filho para salvar de qualquer pecado que foi cometido por você!

Se você ama Jesus e o aceitou como seu salvador, então não se preocupe; a Bíblia está cheia de promessas de Deus para sua felicidade. Há esperança em Jesus, saiba que a tristeza e o sofrimento não vão durar para sempre, um dia Deus vai restaurar toda a alegria em você.

O Deus Todo-poderoso, cheio de amor, nunca lhe vai abandonar, mesmo na tristeza!

A tristeza vai e vem mas Deus promete felicidade eterna! E você pode começar a sentir essa alegria hoje, basta acreditar.

2. Analisar sua vida

Você sabia que tem coisas que podem diminuir sua felicidade?

Devemos excluir de nosso comportamento algumas atitudes que acabam por atrapalhar a felicidade: 

Falta de comunhão com Deus: “passar tempo com Deus, lendo a Bíblia e orando, ajuda a ver o que realmente é importante e traz paz.”

Pecado – a culpa e as consequências do pecado trazem infelicidade; se você tem pecado, confesse para Deus e peça Sua ajuda para viver de maneira correta.

Acreditar em mentiras – o diabo tenta tirar sua felicidade com mentiras; para se libertar dessas mentiras, você precisa conhecer a Bíblia.

Ingratidão um segredo muito importante para ser feliz é lembrar das bênçãos de Deus e agradecer por elas.

Inveja – a falta de contentamento tira a felicidade; aprenda a desfrutar das bênçãos que você tem; o contentamento traz felicidade

A Bíblia aconselha que você pode renovar sua mente, mudando seus pensamentos.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2

3. Pedir perdão a Deus

Não se engane! Ninguém consegue ser feliz carregando a culpa de seus erros. Quando você reconhece seus erros e se arrepende, crendo que Jesus é seu salvador, ele lhe perdoa!

Entenda que a culpa é sinal que você merece pagar por seus erros, mas Jesus veio para lhe dar mais uma oportunidade; não desperdice. 

A vida com Jesus é uma vida de arrependimento e perdão. Você não precisa mais viver com o peso da culpa. Em Jesus você encontra a felicidade de viver livre da condenação.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;”  - Mateus 5:7.

4. Fazer o bem

Fazer o bem traz paz e felicidade na alma. Jesus garante que recompensará todo aquele que praticar o bem. Nem sempre é fácil esta atitude, mas a recompensa é muito grande. 

“E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” - Mateus 25:40.

COMPRA SEGURA  NA AMAZON. BAIXE ESTE E-BOOK CLICANDO AQUI

NÃO CONFUNDA FELICIDADE COM PRAZER

Não devemos confundir a felicidade com prazer. Felicidade é um estado de “Graça” e o prazer é um  desejo humano. A felicidade também não é o cumprimento das paixões e desejos naturais. Isso leva ao vazio, à insatisfação e, o resultado final é sempre a frustração quando o “prazer passageiro do pecado” termina. 

A felicidade é radiante, é contagiante e divina. Somente em Deus, para alcançar a verdadeira felicidade.

O SEGREDO DA FELICIDADE

"Dizia-se que havia um sábio na Índia que tinha o segredo da felicidade, e que o guardava cuidadosamente em um cofre.

O rei mandou chamá-lo e lhe ofereceu muito dinheiro pelo cofre, mas o sábio

simplesmente recusou a oferta, dizendo que era algo que o dinheiro não podia comprar.

Um dia, uma criança se apresentou diante do sábio.

- Sábio, por favor, ensine-me o segredo da felicidade.

Movido pela pureza e inocência da criança, o sábio então lhe disse:

- Preste muita atenção. 

A primeira coisa que você deve fazer é amar-se e respeitar-se e dizer a si mesmo todos os dias que você pode vencer todos os obstáculos que se 

apresentarem na sua vida. Isso se chama autoestima. 

A segunda que deve fazer é pôr em prática o que você diz e o que pensa. 

A terceira, é jamais invejar alguém pelo que ele tem ou é. Eles já alcançaram as suas metas, agora alcance as suas. 

A quarta, é jamais guardar rancor de ninguém no seu coração. 

A quinta, é não se apoderar do que não é seu. 

A sexta, é jamais maltratar alguém; todos os seres têm o direito de ser respeitados e queridos. 

E a última coisa que você deve fazer é acordar todos os dias com um sorriso e descobrir em todas as pessoas e em todas as coisas o seu lado positivo. Pense na sorte que você tem. 

Ajude a todos sem pensar no que poderá obter em troca e passe adiante o segredo da felicidade."

Conto indiano

A verdadeira felicidade está em buscar Deus antes de tudo. Quando encontramos a verdadeira felicidade, passamos a dar valor às coisas simples que antes pareciam insignificantes. Lembrando que Deus é infinito na sua grandeza, mas também está presente  nas coisas pequenas e aparentemente insignificante.

Assim como cada tijolo é parte da construção de uma casa, é preciso um conjunto de virtudes para conquistar a felicidade. Peça a Deus, e ele te dará as virtudes que você precisa para viver a verdadeira felicidade. 

Se você gostou desse artigo deixe o seu comentário no roda pé desta página. Compartilhe com mais pessoas. 

LINKS INTERESSANTES:


Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail

prantonioescritor@outlook.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO