A DEPRESSÃO TEM CURA


Nossos pensamentos são formados pelas crenças que adquirimos ao longo da vida, em relação a nós mesmos, aos outros, e as situações. A depressão é uma doença séria, mas completamente tratável. No entanto, o tratamento pode ser longo e exigir, em alguns casos, o uso de medicamentos. (https://www.medley.com.br/podecontar/quero-ajudar/sintomas-alem-tristeza-intensa )

Creio que a depressão pode ter cura sim, não somente pela medicina, mas também pela fé na Palavra de Deus. Mas por se tratar de uma enfermidade de origens complexas, acredito que suas causas ainda não estão totalmente desvendadas. Contudo a ciência não aponta apenas um, mas vários tipos de tratamentos para a depressão. O mais indicado pelos especialistas é o uso de medicamentos. 
Além do tratamento medicamentoso o paciente pode fazer uso do acompanhamento psicológico, pois é necessário eliminar hábitos errados de pensar, corrigindo o modo ineficaz de lidar com as situações, e de interpretá-las. É necessário modificar essas interpretações distorcidas, através da correção dos pensamentos inadequados. 

Nossos pensamentos são formados pelas crenças que adquirimos ao longo da vida, em relação a nós mesmos, aos outros, e as situações. Através dos nossos pensamentos estabelecemos nosso “Diálogo Interno”. Entendo que nosso diálogo interno pode ser saudável ou pode nos destruir. Mas é sempre aconselhável que a pessoa com sintomas de depressão deve procurar um médico especialista o mais breve possível.

A BÍBLIA E A DEPRESSÃO
Gary R. Collins, em seu livro “Aconselhamento Cristão” descreve que: “A depressão, por si mesma, é um termo clínico não discutido na Bíblia. Os salmistas, porém, clamaram em palavras que deixaram transparecer depressão e existem várias descrições bíblicas que sugerem o problema.

Considere, por exemplo, os salmos 69, 88 ou 102, mas note que essas canções de desespero são incluídas num contexto de esperança. No Salmo 43, o rei Davi proclama tanto depressão como júbilo quando descreve: “Por que está abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, A ele, meu auxílio e Deus meu.”

Em outros pontos da Bíblia parece que Jó, Moisés, Jonas, Pedro e toda a nação de Israel experimentaram depressão. O profeta Jeremias escreveu um livro inteiro de lamentações. Elias viu o imenso poder de Deus em operação no Monte Carmelo, mas quando Jezabel ameaçou matá-lo, ele fugiu para o deserto onde deixou-se abater pelo desespero. Ele queria morrer e poderia ter feito isso, se não fosse o tratamento recebido de um anjo enviado por Deus.

Temos a seguir Jesus no Getsêmani, onde mostrou-se grandemente aflito, cuja observação é descrita em palavras pungentes pela Bíblia: “Ele começou a mostrar grande aflição e tristeza íntima, e estava profundamente deprimido. A seguir disse a eles: Minha alma está cheia de pavor e tristeza a ponto de morrer...”

Tais exemplos acompanhados de numerosas referências à dor do sofrimento, mostram o realismo que caracteriza a Bíblia. Mas este desespero realista é constratado com uma certa esperança. Cada um dos crentes que afundou na depressão, eventualmente livrou-se dela e experimentou uma alegria nova e duradoura. 
A ênfase bíblica é menor no que se refere à depressão, demorando-se mais na fé em Deus e na certeza de uma vida abundante no céu, caso não seja até mesmo nesta terra. A oração confiante de Paulo a favor dos Romanos irá algum dia ser respondida para todos os cristãos: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.”

A Bíblia Sagrada nos dá exemplo de pessoas que sofreram por alguns momentos de dores, angustias e depressão, mas de maneira nenhuma sentiram-se abandonadas por Deus. Todos que passaram pelos “vales da morte” tiveram socorro em Deus. Jesus Cristo disse: “Vinde a mim todos que estais cansado e sobre carregados e eu vos aliviarei”. Não só o perdão está em Jesus, mas a cura de nossas feridas também se encontra n’Ele. 

O que temos de fazer então?: Descansar em Deus, ele é Pai misericordioso, ele é Pai bondoso e no seu filho há cura para todos nós. Descanse em Jesus; ore; abra seu coração para Ele e coloque junto a cruz tudo o que tem preocupado sua vida: dores; angustias; dívidas; drogas; enfermidades; desunião; separação; morte, etc. Saiba que Cristo é maior do que qualquer problema. Ele fará tudo para te dar a solução e a cura desses males; tão somente, descanse n’Ele.

“Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu confundido. Na tua justiça socorre-me e livra-me; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me. Sê tu para mim uma rocha de refúgio a que sempre me acolha; deste ordem para que eu seja salvo, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.” (Salmo 71:1-3)

IR  PARA A PÁGINA SEGUINTE
IR PARA A PÁGINA ANTERIOR
      


Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário aqui na página.
 Se possível registre seu e-mail para receber novos artigos. Um abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO