O QUE CAUSA A DEPRESSÃO?


pazemmim.com


O QUE PODE CAUSAR A DEPRESSÃO?


    A depressão normalmente é causada por alguma situação perturbadora ou estressante que ocorre na vida, como morte de um familiar, problemas financeiros ou divórcio. Alguns Sintomas comuns são: A perda de energia ou interesse por algo; dificuldade de concentração; alterações do apetite e do sono; sentimento de pesar ou fracasso; baixa autoestima; ansiedade e insegurança. Na área comportamental a pessoa deprimida dificilmente tem prazer em sair de casa e costuma afastar-se da família e dos amigos. Geralmente o deprimido busca contato com bebidas, drogas ou sedativos.

Várias coisas podem contribuir para o surgimento da depressão; mas não se sabe ainda exatamente quais são as causas para a depressão ser desencadeada. É comprovado pela ciência que o surgimento da depressão é originado de alguns grandes fatores tais como: O fisiológico, o emocional e o social. A doença pode surgir de um desses fatores ou da combinação de dois ou mais. Neste artigo vamos abordar mais precisamente o fator psicológico de ordem emocional e espiritual que leva a pessoa a sentir a depressão, pois entendo que o campo espiritual é intimamente ligado ao emocional.

Estudos comprovam que, em alguns casos, a doença se manifesta após algum acontecimento traumático, como a morte de um familiar, o término de um relacionamento, problemas financeiros, entre outros. Outras situações que podem desencadear um estado depressivo podem ser, por exemplo, uma doença física. Pessoas que não estão acostumadas a receber notícias impactantes, também podem cair em depressão. Uma pessoa vai ao médico, por exemplo, e descobre uma doença que aparentemente não tem cura. Logo já vem o pensamento pessimista de doença sem cura, daí o pânico se estabelece impedindo o indivíduo de pensar em alguma possibilidade de haver cura através de algum tratamento. Muitas pessoas convivem com algum tipo de doença e vivem muito bem. Mas por causa da notícia o pensamento gera um sentimento de medo e ansiedade, consequentemente é desencadeada a depressão. 


A perda do emprego também pode contribuir para este mal. Na verdade o desemprego por si só não causa a depressão, mas pode colaborar porque se a pessoa já tiver um histórico de ter uma mente pessimista do tipo. “Nunca mais vou arrumar um bom emprego como este” enquanto esse pensamento estiver enraizado na mente, causando medo e incerteza, a tendência é só piorar as coisas e não ajuda em nada.

Segundo o Site bvsms.saude, “a depressão se desenvolve no cérebro, devido a um desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do humor. Pesquisas científicas mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.” 

Especialistas afirmam que além dessas causas bioquímicas, a depressão também pode ser causada por experiências traumáticas durante a infância ou adolescência, que podem causar distorções da realidade dentro de um aspecto negativista. Esses traumas ficam latentes podendo ou não se manifestar quando as pessoas passam por vivências ou situações semelhantes às iniciais (aquelas que lhes causaram traumas e sentimentos negativos). Ao se deparar por alguma situação que seja aparente aquela que lhe marcou, novamente abrem-se as feridas emocionais, causando-lhe um sentimento de medo, angústia, ansiedade e depressão. Mas nem sempre esses fatos são o estopim. Algumas vezes seu surgimento se dá sem a presença de um acontecimento específico. 

O Site: “www.tuasaude.com › causas-da-depressao” resume em poucas palavras o que pode provocar uma depressão: “A depressão normalmente é causada por alguma situação perturbadora ou estressante que ocorre na vida, como morte de um familiar, problemas financeiros ou divórcio. No entanto, também pode ser provocada pelo uso de alguns remédios, ou em caso de doenças graves, como câncer ou HIV, por exemplo.”

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO? 
Médicos especialistas afirmam que são diversos os sintomas que a depressão possui, por isso, muitas vezes, eles podem ser confundidos com os de outra doença. Alguns Sintomas comuns são: A perda de energia ou interesse por algo; dificuldade de concentração; alterações do apetite e do sono; sentimento de pesar ou fracasso; baixa autoestima; ansiedade e insegurança. Na área comportamental a pessoa deprimida dificilmente tem prazer em sair de casa e costuma afastar-se da família e dos amigos. Geralmente o deprimido busca contato com bebidas, drogas ou sedativos. A pessoa se torna muito sensível e chora sem motivos aparente. Na área dos sentimentos ela se sente sobrecarregada; se culpa com facilidade; falta a confiança em si mesma; está sempre triste e frustrada. Seus pensamentos são: “Eu sou inútil”; “A vida não vale a pena pra se viver”; “As pessoas ficarão melhor sem mim”; “Eu sou um fracasso”; etc.

O QUE A BÍBLIA SAGRADA DIZ
A Bíblia afirma que tem cura para você. Não importa a gravidade do problema que você tem enfrentado; o amor do “Pai” por você é maior. Jesus Cristo curou as pessoas de qualquer tipo de dor, enfermidades ou depressão e certamente irá curar você. Apenas ore ao Senhor e confia no milagre. Não tenha medo e não se desespera, confia no Senhor. O salmista também passou por um vale de dor e angustia, mas ele não se desesperou; confiou na Palavra de cura que vem de Deus e a resposta veio. 


Eu também atravessei por um vale de desespero, ansiedades e depressão por um longo período em minha vida. Uma bela manhã eu comecei a orar e recitar o Salmo 91. Fiz isso por vários dias e a cada dia eu sentia mais firmeza nas minhas orações. Eu me fortalecia em Deus depois que lia e refletia o salmo 91. Acreditei piamente nas promessas de Deus descrita para mim neste Salmo e fui completamente restaurado. Fui curado pela fé através deste salmo. Hoje sou um agradecido ao Senhor Jesus Cristo. Então acredite; tenha fé e não duvide nunca. Assim como eu fui curado após alguns anos de uma profunda depressão; certamente você também receberá o “milagre” de Deus. 

SALMOS 91:
1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-poderoso descansará.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
3 Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.
4 Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.
5 Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,
6 nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.
7 Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9 Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação,
10 nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
13 Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome.
15 Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei.
16 Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação.

IR  PARA A PÁGINA SEGUINTE
IR PARA A PÁGINA ANTERIOR

LINKS INTERESSANTES:
      
Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário aqui na página.
 Se possível registre seu e-mail para receber novos artigos. Um abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO