CRISTÃOS PODEM SENTIR DEPRESSÃO?


Quero afirmar que pessoas que confiam e creem piamente no poder de Deus, também estão sujeito a períodos de ansiedade e depressão. Jesus avisou que seus seguidores passariam por muito sofrimento (João 16:33).  Você pode ter total certeza que uma pessoa por mais crente que seja não fica imune à tristeza e à depressão. 

Assim como qualquer pessoa neste mundo, o cristão também está sujeita  as enfermidades, dores e tribulações, e a depressão é uma delas. Apesar de muitos lideres religioso discordarem; todo cristão está sujeito a sofrer de depressão. Todos passam por tempos de grande tristeza que podem se tornar em depressão, mas isso não significa que estão longe de Deus. Até as pessoas mais espirituais podem ficar com depressão e ansiedade.  Mas, como um bom cristão, devemos entender que através na fé, Deus  pode libertar da depressão.

A Bíblia tem casos de pessoas fiéis a Deus que passaram por grande tristeza, apresentando sintomas de depressão: Noemi a sogra de Rute; ela ficou muito deprimida quando seu marido e seus filhos morreram, perdendo toda a alegria de viver; o luto se transformou em depressão (Rute 1:20-21).

O profeta Elias foi um homem tremendamente usado nas mãos de Deus. Em uma passagem de sua vida, Elias ficou muito deprimido porque Jezabel o queria matar e ele se sentia só; o Profeta pediu a morte a Deus e mesmo depois de quarenta dias sendo sustentado por Deus, ainda estava em baixo autoestima quando falou com Deus no monte (1 Reis 19:3-4).

O profeta Jeremias também foi muito maltratado pelos líderes da época por obedecer a Deus e profetizar contra Jerusalém; ele sentiu muita depressão e desejou nunca ter nascido. A Bíblia também fala do apóstolo Paulo. Mesmo sendo um grande homem de Deus, Paulo teve ocasiões em que ficou abatido com todo seu sofrimento (2 Coríntios 4:8-9).

A maioria dos Salmos descrevem momentos de aflição pessoal e  tempos de depressão na vida do salmista e que ainda hoje vem de encontro com nossos sentimentos quando nos encontramos no “Vale da Sombra e da Morte”. 
Quero afirmar que pessoas que confiam e creem piamente no poder de Deus, também estão sujeito a períodos de ansiedade e depressão. Jesus avisou que seus seguidores passariam por muito sofrimento (João 16:33).  Você pode ter total certeza que uma pessoa por mais crente que seja não fica imune à tristeza e à depressão.

Não devemos deixar de lado a ciência, mas além dos medicamentos e acompanhamento psicológico o cristão deve utilizar a Bíblia Sagrada como um recurso e instrumento importante para corrigir e fortalecer o diálogo interno. A Bíblia recomenda na carta aos Filipenses que: “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4:8). Paulo recomenda que devemos ter um diálogo saudável consigo mesmo, preenchendo nosso pensamento com coisas boas e santas. 

Deus restaurou a alegria de Noemi quando lhe deu uma nova família através da bondade de Rute e Boaz. Deus deu ânimo a Elias, mostrando-lhe que não estava sozinho; ele ganhou um companheiro chamado Eliseu. Deus deu coragem a Jeremias para continuar a profetizar e o livrou do castigo do resto do povo de Israel. Deus fortaleceu Paulo, enviando-lhe amigos com boas notícias do fruto do seu trabalho. Certamente Deus já está ouvindo a tua oração. Muito em breve Ele virá ao teu encontro com a resposta que você tanto anseia. Então creia; tenha fé; descanse em Jesus Cristo.

Mediante a esses exemplos da Bíblia, devemos levar em consideração que o fato de  sentirmos deprimidos ou estarmos com depressão, não significa que estamos em pecado.
A própria Bíblia mostra que pessoas cristãs deprimidas se fortalecem com a Palavra de Deus. O Salmo 50:15 assim declara: “Invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás”. 

Como pastor, Teólogo e estudante da Bíblia Sagrada eu quero te dar um conselho: Por favor, não desista!! Tenha fé que esse deserto emocional e espiritual vai passar. Vá em frente, tenha ânimo, essa angústia vai passar! Certa vez, disse Jesus: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo” (João, 16:33).

IR  PARA A PÁGINA SEGUINTE
IR PARA A PÁGINA ANTERIOR

LINKS INTERESSANTES:
Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário aqui na página.
 Se possível registre seu e-mail para receber novos artigos. Um abraço a todos.

    
      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO