NOVA VIDA EM CRISTO


Você já sentiu vontade de poder recomeçar a vida novamente? Vontade de voltar ao passado e poder corrigir alguns erros ou falhas que cometemos ao longo da estrada? Como seria bom se tivéssemos a oportunidade de usufruir de uma “nova vida”. Creio que você já sentiu essa necessidade, assim como eu. Pois é exatamente isto que descobri em Cristo – a oportunidade de usufruir de uma “vida nova em Cristo. 
A Bíblia Sagrada fala abundantemente sobre este assunto; inclusive nos mostra inúmeros exemplos de pessoas que tiveram essa oportunidade e não desperdiçaram. Saulo foi um homem que, apesar de ter tido um passado horrível, como muitos de nós, encontrou-se com Deus e experimentou de uma nova vida em Cristo. Ele era extremamente religioso, um seguidor de dogmas. 

Se quisermos retratar um homem que tinha um coração de pedra, podemos citá-lo como exemplo. Saulo respirava ameaças e morte contra os seguidores de Cristo (At 9:1). Ele acreditava que estava fazendo a vontade de Deus. Os cristãos tinham medo dele (Atos 9:13-14,21). Para eles, falar de Saulo era falar de morte, porque sabiam que tanto homens como mulheres já haviam sido arrastados para a prisão por ele (Atos 8:3). 

Saulo perseguia os cristãos. Jesus disse-lhe: "...Saulo, Saulo, por que me persegues?" (At 9:4). A perseguição aos filhos de Deus é perseguição a Jesus. Todas as perseguições das quais participamos, toda a dureza dos nossos corações eram atitudes da mesma natureza de Saulo. Quantas vezes não perseguimos aqueles que vinham até nós para proclamar o Evangelho, por causa da dureza do nosso coração? Saulo via as "coisas de crentes" como loucura (At 9:2). Apesar de ser religioso, ele não conhecia o amor de Deus até chegar o momento em que as escamas caíram de seus olhos. Ele ficou três dias sem ver, sem comer e sem beber nada (At 9:9). Três dias longe de tudo aquilo a que estava ligado ou que fazia parte do mundo. 

Como Saulo, as escamas precisam cair dos nossos olhos para que vejamos claramente no reino espiritual. No livro dos Atos dos apóstolos no capítulo 9:11-14 é contado que Saulo recebeu ajuda para ser curado. Ananias foi enviado pelo Senhor para ajudar a Saulo, que estava orando. Saulo falava com Deus e Deus lhe respondia. Quero dizer para você que assim como Saulo recebeu ajuda porque havia se arrependido de seus pecados e Deus mandou Ananias para socorrê-lo; a mesma coisa Deus fará com você. Deus é um Pai amoroso, Ele te ama e está pronto para ajudar você. Jesus disse a Ananias que socorresse Saulo, porque ele era um vaso escolhido para proclamar o Evangelho (At 9:15). 

O ato de Jesus em salvar a vida de Saulo e oferecer a ele um "Encontro com Deus" mostra como o Senhor está interessado em nos perdoar, em dar para você uma nova oportunidade de viver em paz e alegria. Quando nos encontramos com Deus através da oração e do arrependimento genuíno; somos confrontados por Deus. Temos que nos submeter a Deus com jejum e oração. 

Depois de apenas três dias, Paulo já estava conversando com o Senhor e recebendo respostas de Deus! Creio que a mesma coisa poderá acontecer com você. O processo de restauração da sua vida pode ser rápido. Deus vai confrontá-lo com seu pecado (Por que você me persegue?), mas não vai ficar lançando em rosto o seu pecado (Hb 8:12). 

Um dia, Saulo se encontrou com Jesus e sua vida foi mudada. Ele recebeu uma nova identidade e passou a chamar-se Paulo (At 9:1-30; 13:9). Por que Deus escolheu um homem que fez tanto mal? Por que Deus não escolheu pessoas como: Pedro, Mateus, Ananias, etc? Porque a Deus não interessa o que fomos em nosso passado, mas no que somos agora através do nosso arrependimento; e pelo Deus pode fazer com nós se deixarmos ser moldados por Ele. 

Saulo recebeu uma nova vida em cristo agora ele não se chama mais de Saulo mas de Paulo."E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram: eis que se fizeram novas" (2Co 5:17). Paulo tornou-se um ministro do Evangelho, apóstolo dos gentios. Através da sua vida, o Evangelho foi propagado ás nações da Terra. Ele escreveu grande parte do Novo Testamento, consolidando a Igreja primitiva através de ensinamentos sobre rudimentos na fé, liberalidade nas ofertas, ajuda aos necessitados, respeito ás autoridades, conduta cristã etc. 

No texto de Gálatas 5:16-26, lemos sobre a importância de renunciar ás obras da carne e vivermos pelo Espírito, manifestando Seu fruto. Temos que eliminar as obras da carne para sermos usados por Deus "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus." (Gl 5:19-21). 

O que são as obras da carne? 
Adultério: violação, transgressão da regra de fidelidade conjugal imposta aos cônjuges pelo matrimônio, cujo princípio consiste em não se manter relações carnais com outrem fora da aliança.

Prostituição: abrir mão de princípios, degenerar-se, perverter-se, desonrar-se, cometer atos de imoralidade.

Impureza: estado daquilo que é alterado pela presença de elementos estranhos, sujeira, pecaminosidade.

Lascívia: sensualidade exagerada, grande inclinação para a luxúria e para os prazeres do sexo, devassidão.
Idolatria: culto prestado a ídolos, amor exagerado e abusivo.

Feitiçaria: arte de produzir, por meio de certos atos e palavras, efeitos contrários ás leis naturais; bruxaria, magia, cerimônia em que se faz apelo a forças ocultas como tarô, búzios, horóscopo etc.; hipnose, despacho.

Inimizades: aversão espontânea a quem não cometeu mal algum, ódio, antipatia, desafeição.

Porfias: contenda obstinada de palavras, discussão, disputa, polêmica, insistência insensata ou importuna, rivalidade, demanda em busca de mostrar ser o melhor.

Ciúmes: estado emocional complexo provocado em relação a uma pessoa de quem se pretende o amor exclusivo, zelo amoroso excessivo e desnecessário que reflete insegurança.

Iras: intenso sentimento de ódio, de rancor, de fúria.

Facções: partidarismo, divisão, grupo de peleja e de discórdia, desarmonia. 

Dissensões: divergência, discrepância, separação, discórdia. 

Heresias: defender correntes filosóficas, seitas religiosas, fanatismo, opinião absurda.

Invejas: sentimento em que se misturam o ódio e o desgosto provocados pela felicidade ou prosperidade de outrem, desejo violento de possuir o bem alheio. 

Homicídios: crime que consiste em tirar a vida de outrem; assassinato, morte. 

Bebedices: vício da embriaguez.

Glutonarias: comer com excesso e com avidez, grande amor por muitas iguarias. 

Uma nova criatura não pode agradar a Deus se não andar em santidade. A Bíblia Sagrada fala que devemos: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hb 12:14). Quando oramos e pedimos ajuda para Deus, o Espírito Santo começa a nos mostrar onde estamos errados ou a revelar pecados escondidos (Jo 16:7-8) nas áreas: 
Relacionamento: inimizades, ciúmes, iras (temperamento agressivo, estupidez, grosseria), inveja, vícios (álcool, fumo, drogas, glutonaria). (Jo 16:7-8). 

Sexual: prostituição, impureza, conversas maliciosas, lascívia (filmes pornográficos, sonhos eróticos, revistas eróticas). 

Precisamos vigiar para que Satanás não encontre brecha para agir em nós, através de nós e contra nós. 

Como eu posso ser nova criatura? Como posso dar frutos no Espírito Santo? "Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." (Gl 5:22-25) 

Então o que são os fruto do Espírito Santo? 
Amor: sentimento profundo, afeição, afeto, amizade.

Gozo: alegria, desfrute, usufruto, prazer, deleite, satisfação.

Paz: calma, sossego, descanso na alma, tranqüilidade, serenidade. 

Longanimidade: virtude de se suportar com firmeza contrariedades em benefícios de outrem, generosidade.

Benignidade: bom caráter, bondade, brandura, mansidão.

Bondade: qualidade de quem tem a alma nobre e generosa, é sensível ás necessidades do próximo e naturalmente inclinado a fazer o bem.

Fé: a primeira das três virtudes teológicas, confiança absoluta.

Fidelidade: lealdade, sinceridade, firmeza, honestidade, exatidão.

Mansidão: brandura de índole, meiguice, suavidade.

Domínio próprio: uma das virtudes mais importantes do Fruto do Espírito. Se você conseguir dominar suas atitudes, equilibrar as suas emoções, controlar suas palavras, então, você conseguirá desenvolver todas as outras qualidades que precisam ser evidenciadas na vida do crente, e o melhor, não será influenciado por nenhuma das obras da carne. 

Houve um momento da vida de Paulo, no qual ele disse: "Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim" (Gl 2:20). Essa deve ser hoje a confissão dos nossos lábios. O velho homem que nos regia tem que morrer para dar lugar ao Espírito Santo. Por isso, abra mão do seu livre arbítrio se entregue totalmente ao senhorio do nosso Senhor Jesus Cristo. 

Paulo se arrependeu por todos os malefícios causados ao povo de Deus. Ele reconheceu que havia errado, mas não transferiu a sua culpa, ele abandonou todas as práticas de perseguições e religiosidades. Em Provérbio capítulo 28 e versículo 13 diz que: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. (Pv 28:13). 

Nunca esqueça que o arrependimento é a chave para um coração puro. 

 Agora eu quero orar por você. “Deus Pai de infinita bondade e amor, venho a ti clamar por esta pessoa que está me ouvindo nesse momento. Em nome de Jesus Cristo e pelo teu poder peço humildemente que visita cada um dos membros dessa família. Destrua com seu poder Pai querido as macumbas, feitiçarias, magia negra, pragas, inveja, olho gordo e maldição hereditária. Derrota toda a obra do diabo e seus demônios, liberte essa alma das contendas, miséria, tristeza, mentira, falsidade, doenças hereditárias, assaltos, assassinatos. 

Que as armadilhas do nosso inimigo carnal ou espiritual sejam agora desfeitas pelo seu poder oh poderoso e glorioso Deus. Envia seus anjos pai querido para proteger a família e tudo que pertence a ela, Senhor Jesus Cristo. Querido Deus, liberte esse ouvinte das dívidas, da miséria e provem fartura e riquezas na vida dela, vindas do teu trono meu pai e amado Senhor. Eu te agradeço pai de amor, pai de infinita bondade, no nome de nosso Cristo Jesus. “Amém.”

LINKS INTERESSANTES:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO