CONSELHOS BÍBLICOS PARA VIVER MELHOR



CONSELHOS BÍBLICOS PARA VIVER MELHOR

Quero começar este artigo com algumas perguntas: Você já se sentiu profundamente frustrado, cansado de uma vida sofrida, afundado num rio de dores com um sentimento de infelicidade e insegurança? Sim! Creio que todos nós já passamos ou passaremos, ou estamos assim nesse exato momento.

Se você está lendo este artigo, certamente você é um cristão, então eu quero falar de alguns personagens bíblicos que passaram por situações de desânimo, angustias e dores na alma e que eram “pessoas santas”, “pessoas de Deus”. Davi é um exemplo, quando foi perseguido pelo seu sogro Saul, e mais tarde pelo seu filho Absalão. Sem falar do profeta Elias que ficou confinado em uma caverna por medo das ameaças de Jezabel. Temos o profeta Jeremias que quase morreu no poço de lamas. Daniel na cova dos leões. 

O apóstolo Paulo, odiado perseguido e preso pelos religiosos judeus. E muitos outros cristãos. Todos esses heróis da fé sofreram angustias e perseguições porque o mundo os odiava. O que me chama atenção é que esses atravessaram provações por serem totalmente fiéis a Deus, pois o próprio Senhor Jesus disse que “nesse mundo tereis aflições” mas n’Ele venceremos as dores do mundo.

Gostaria que você observasse que algumas pessoas que vivem em tormentas, preocupações, angustias, depressão e outros males não estão exatamente passando por um período de “provação”, mas sim por um período de “retalhação espiritual”, ou seja: Estão apenas colhendo o que foi plantado, e isso é bíblico, é a tal da lei da semeadura. Seria muito importante o grau de discernimento para analisarmos a situação. O apóstolo Paulo diz que devemos analisar e julgar a nós mesmos. No entanto, eu quero deixar aqui alguns conselhos práticos que ajudarão muito na erradicação de todos estes males que com o tempo foram acumulando em nossos corações. São conselhos bíblicos, palavra rema, um oásis de águas frescas para nossa alma sedenta.
 
Eu e você sabemos que a única fonte que nos traz a paz e felicidade está em Jesus. O salmista diz: “Senhor dos Exércitos, feliz é o homem que em ti confia”. (Sl 84.12)
Conforme o contexto Bíblico, entendo que ser feliz ou bem-aventurado é não sentir falta de nada, estar satisfeito e contente. Eu tenho um pensamento assim: Tudo o que eu preciso está em Cristo, Jesus Cristo é tudo o que eu preciso. Mas para isso ser real devemos ter outras atitudes em nosso viver diários tais como:

1- Devemos acima de tudo temer ao Senhor:
Salmos 112.1 “Aleluia. Feliz o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos”. Temor é respeito. A pessoa que é bem-aventurada respeita a Deus acima de tudo e a seu próximo também. Jesus deu exemplo de um verdadeiro cristão, segundo a vontade de Deus em humildade e temor de Deus. A pessoa bem-aventurada teme a Deus. Seja um homem ou uma mulher feliz!

2- Não andar nos conselhos dos impios
Salmos 1.1 “bem-aventurado (feliz) o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. As vezes somos tentados a ir pela maioria, seguir o que os outros fazem e isso é um erro. Não devemos nos deixar levar por opiniões das pessoas; mas sim ser conduzido pela Palavra de Deus.

3- Devemos aceitar a repreensão:
Salmos 94.12 “bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei”. Muitos não aceitam ser corrigidos quando erram e por isso continuam errando. O livro de Jó diz assim “bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina” (Jó 5.17). Em II Samuel 12.1-13 a Bíblia dá outro exemplo. Davi foi um grande homem, guerreiro e valente, mas que aceitou a repreensão de Deus através do profeta Natã. O homem bem-aventurado aceita ser reprendido!

4- Devemos sempre confiar no Senhor:
Salmos 40.4 “bem-aventurado aquele que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira”. O cristão bem-sucedido confia em Deus acima de tudo, inclusive acima de sua própria capacidade, por isso tudo o que faz dá certo. A pessoa feliz é aquela que tem sua confiança em Deus!

5- Devemos sempre confessar nossos pecados:
Salmos 32.2 “bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo”. Infelizmente muitas pessoas têm orgulho de não se arrepender do que fez, mas para sermos felizes temos que reconhecer nossos erros, confessar nossos pecados a Deus e também para o próximo a quem tivermos ofendido. Homens, mulheres, maridos, esposas, pai, mãe, filhos, não importa quem você é; você só será feliz quando reconhecer seus erros!

6- Devemos sempre buscar forças em Deus:
Salmos 84.5 “bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados”. Ser feliz é ser bem-sucedido, não por sua própria força e sim porque quando suas energias se esgotam, busca forças em Deus. Você só é bem-aventurado quando se fortalece em Deus!

CONCLUSÃO:
A maior felicidade de uma “vida” é servir a Deus, pois do Senhor vem todo o bem. Então a pessoa que teme a Deus: Não aceita conselhos impios, mas que aceita ser corrigido, que confia no Senhor, que confessa seus pecados e que busca forças em Deus. Estes serão bem-sucedidos em tudo que fazem.
Nunca esqueçam que: O sucesso do homem bem-aventurado vem do Senhor!
Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário aqui na página. Se possível registre seu e-mail para receber novos artigos. Um abraço a todos.


 Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário aqui na página.
 Se possível registre seu e-mail para receber novos artigos. Um abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO