COMPREENDENDO OS EMBARAÇOS NA VIDA

 
COMPREENDENDO OS EMBARAÇOS NA VIDA

"Onde está a felicidade? No amor, ou na indiferença? Na obediência, ou no poder? No orgulho, ou na humildade? Na investigação, ou na fé? Na celebridade, ou no esquecimento? Na nudez, ou na prosperidade? Na ambição, ou no sacrifício? A meu ver, a felicidade está na doçura do bem, distribuído sem ideia de remuneração. Ou, por outra, sob uma fórmula mais precisa, a nossa felicidade consiste no sentimento da felicidade alheia, generosamente criada por um ato nosso." (Rui Barbosa)

Inúmeras vezes já refleti sobre uma pergunta básica e suponho que todos pelo menos uma vez na vida, já tenham indagado a si mesmo; a seguinte pergunta: “Se a felicidade existe onde está”?
 Praticamente passamos quase que uma vida toda à procura da “felicidade”; desejando-a, esperando ela chegar. Tenho comigo, que a paz e a felicidade estão dentro de nós, escondidas aqui, dentro de nosso “coração”.

O escritor e poeta Rui Barbosa define a felicidade como algo simples e fácil de alcançar. Porém, confesso que em momentos de aflições; dores e tribulações, sentimos muitas dificuldades em encontra-la. Talvez a dificuldade que enfrentamos para encontrar a “felicidade” está justamente no sentido de não a termos definido no modo correto e simples como o próprio Rui Barbosa a definiu no texto acima citado. Gosto de pensar que a felicidade está nas coisas simples, puras e verdadeiras; como o amor de Deus por mim; por você e pelo nosso próximo.

Para encontrar a “felicidade” o primeiro passo que você deve dar é se perguntar o que te faz feliz; sabendo isso já está a meio caminho de conquista-la. O conselho que dou, é que a pessoa deve começar pelas coisas simples da vida; como o amor, o perdão, a bondade, a pureza, a sinceridade, a humildade; pois essas coisas nos trazem a cura que precisamos.

Infelizmente um número incontável de pessoas vive em grandes aflições e angustias porque perderam a paz. São pessoas que estão entristecidas por estarem presas á situações de enlaces e embaraços; que no passado talvez, procurando achar a tal "felicidade" em coisas muito elevadas e complicadas, caíram em embaraços, dívidas e “prisões”. Na verdade, todos nós sempre estamos diante de um grande ou pequeno problema na vida, e que acabamos nos embrulhando com algumas situações, seja no setor financeiro, sentimental, espiritual ou em alguma outra área na vida.

Outra pergunta que sempre faço para mim mesmo é esta: O que geralmente faz alguém cair em enlaces e embaraços na vida, mesmo sendo uma boa pessoa?
A conclusão que eu tenho é muito simples: Á várias maneiras desastrosas que levam a pessoa a se enrolar na vida, e uma delas é o mau planejamento das coisas que fazem. Quando a pessoa não leva por costume planejar-se primeiro; pensar bem; refletir sobre o que poderia dar certo ou errado; ela corre um grave risco. Que riscos são esses? De dar tudo errado e se enlaçar com dívidas e outros “males” tais como: Contas diversas para pagar e dividas inesperada.

Tem outros fatores que podem também levar a pessoa aos enlaces e embaraços com a vida, são eles: Fofocas; o filho que está nas drogas ou foi preso; o salário que está atrasado; família toda desestruturada e outras coisas semelhantes a essas.

Quem sabe você se encontra assim e não sabe como resolver esses “problemas” que eu chamo de “embaraços da vida”. Talvez diante de situações difíceis e embaraçosas você tem olhado para o céu, colocado a mão sobre a cabeça e pasmo com o que está vendo, já tem balbuciado a seguinte frase:-  “O que é isso! Não tenho mais paciência para resolver esse embaraço que me meti, me ajuda meu Deus”.

Muitas vezes me perguntei: Mas por que é tão complicado viver uma vida livre de erros? Toda vez que nós temos a certeza de que tudo dará certo; vem outro ato errado; outra atitude mal pensada; uma palavra mal expressada e acaba com tudo outra vez. Concordo com o ditado popular que diz que “errar é humano”, mas o erro e atrapalho constantes em nossa vida não podem ser considerados como algo tão normal.

Considero os embaraços e atrapalho como uma coisa só: São empecilhos na vida de uma pessoa, é um conjunto de fatores que impedem a progressão na caminhada e empurra o individuo para o abismo emocional, espiritual e financeiro.
Por mais que você tente caminhar ou começar uma nova etapa na vida, tudo dá errado e você acaba desistindo novamente. Podemos comparar os enlaces, os atrapalho, os embaraços como uma pedrinha no nosso sapato atrapalhando nossa caminhada e se não nos livrarmos dela poderemos não chegar ao destino almejado. Temos que vigiar, pois o embaraço pode estar entranhado em nós, convivendo dentro de nós e em muitos casos infelizmente já nos acostumamos com ele.

Olhando com a ótica de minha experiência, penso que os embaraços constantes são um resultado das escolhas que fazemos, e assim colhemos e sofremos as consequências dos atos e atitudes mal pensadas por nós mesmos. A nossa vida é feita de escolhas e mais cedo ou mais tarde acabaremos colhendo os frutos de tudo que falarmos, fizermos ou pensarmos. Estamos sempre plantando e colhendo.


Está muito claro que os erros que cometemos ou as “armadilhas em que caímos” não estão ligados propriamente á uma questão de inteligência da pessoa; mas sim do modo que estamos conduzindo nossa própria vida. Entendo que os atrapalho e derrotas que sofremos estão intimamente ligados a nossa forma pela qual pensamos, pelo modo em que vemos as circunstâncias em nossa volta e também pelas lembranças do nosso passado, pois é o nosso pensamento que nos configura para o engano. É o nosso caráter quem determina quem somos e o que seremos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO