RECOMEÇAR


RECOMEÇAR

Alguns dias atrás, sentado na varanda da minha casa, eu contemplava os primeiros raios de sol de um novo dia surgindo. Diante de mim estava o sol; mas não era apenas "o sol"; era um sol que trazia um novo dia; um novo começo; um recomeçar “outra vez”.  Sentado ali, olhando fixo para o nascente tive a felicidade de perceber que dentro de mim um novo brilho se ascendia; que na minha vida, nada estava perdido. O sol daquela manhã despertava em mim, á importância de um novo começo; recomeçar para a vida; para a alegria do viver; não olhar para trás, mas seguir em frente. Tudo novo; sem mágoas, sem ressentimentos, sem culpa, sem rancor; assim como o sol: tudo novo, de novo; recomeçar, "outra vez".

Às vezes, me indagava: por que recomeçar? E o que é recomeçar? Quantos de nossos dias são vividos com a esperança de que o amanhã será melhor? O problema é que muitas vezes ficamos sentados à “beira do caminho” esperando por esse “amanhã” que nunca chega.
Devemos aprender com o sol que trás consigo um novo dia - recomeçar outra vez, quantas vezes for preciso. Como se nada houvesse acontecido, o sol do hoje supera as decepções do ontem e triunfantemente brilha para um novo dia; um recomeçar. 

            As vezes para alcançarmos a paz interior temos que guerrear contra o conformismo, a mesmice, a dor, a saudade, etc.

Deus nos ensina que assim como o sol recomeça todos os dias; a cada instante há um recomeço na vida, um recomeço da confiança, de fé, em dias de alegria e realização. Na repetição de dias e noites, pode-se encontrar a significância do recomeço. Se errarmos hoje, por que não buscar o acerto no amanhã? Se ofendermos ontem, por que não pedir desculpas hoje?

Recomeçar e tentar acertar outra vez exige de nós um “stop” para reflexão; mas quase sempre, na corrida vida de todos nós, o tempo para reflexão tem sido adiado, esquecido, despresado. Estamos sempre ocupados em realizar tarefas e mais tarefas. Desperdiçamos um precioso “tempo” com tantas futilidades e não paramos para meditar sobre o reinício, sobre um reinício, recomeçar fazendo as coisas certas no tempo certo e no lugar certo.

Assim como o sol, o recomeço da vida no clarear do dia. Esquecer o que passou há anos, há meses, há dias, há horas, há instantes. Dissipar toda escuridão; tristeza, incertezas... Assim como a Luz vence as Trevas; a Fe vence a Dúvida. Por que e para que lembrar, relembrar, pensar no que perturbou a paz, que infamou a alegria? Assim como o sol morre todos os dias e nasce novamente como se o ontem nunca existisse que seja assim comigo; com você, com todos nós. Mesmo que tenhamos que renascer das cinzas, todos os dias. 

Um autor desconhecido  disse: “Os que de nós não enxergam, na rotina da vida, um recomeço, não vêem as auroras que brilham e brilharão. Para eles, a vida não é mais que uma contagem de calendário – dias, meses, anos. Para eles, o pôr-do-sol não revela o principiar da noite que, bela, lenta e calma, oferece o charme das estrelas, a cumplicidade da lua com o encanto do céu, seduz o sono, reconstrói a esperança, suaviza a dor.”

Acredite! Deus pode dar a cada um uma nova oportunidade; um novo começo. Mas temos que agir na certeza da fé, pois recomeçar é acreditar que a vida se renova… nos nossos pensamentos e, sobretudo, nas nossas atitudes, no fazer e refazer de nossa conduta. É preciso agir, não pense em desistir, pois a cada dia, vidas se iniciam e se findam.
Não deixemos que o tempo passe e, com ele, a ocasião de recomeçar, pois um dia… um dia qualquer, talvez já não se possa, nesta vida, recomeçar.

Antonio Lourenço – Escritor


Obs. Se você gostou e queira receber semanalmente mais artigos inscreva seu e-mail para que eu possa te enviar em primeira mão.
Não se esqueça de compartilhar este artigo, pois fará bem a muitas pessoas.

LINKS INTERESSANTES:

Deixe seu comentário aqui em baixo. Ficarei feliz em poder ajudar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO