ENTENDA O QUE É DEPRESSÃO


ENTENDA O QUE É DEPRESSÃO 

A medicina descreve a depressão como um distúrbio emocional e por se tratar de uma doença; precisa de tratamento médico. A pessoa acometida de depressão precisa tomar remédios antidepressivos, sob indicação do psiquiatra ou neurologista, além de ser acompanhada por um psicoterapeuta ou psicólogo, para poder conversar sobre os problemas a fim de alcançar a cura o mais rápido que puder.

A depressão tem sido considerado o mal do século.
Há muitos fatores que podem contribuir para o surgimento da depressão; mas não se sabe ainda exatamente quais são as causas para a depressão ser desencadeada.

Estudiosos dizem que, em alguns casos a doença se manifesta após algum acontecimento traumático, como a morte de um familiar; o término de um relacionamento; problemas financeiros, entre outros. Algumas situações que podem dar partida para um estado depressivo podem ser por exemplo, uma doença física ou uma dívida financeira que está fora do controle.
Segundo o Site bvsms.saude, a depressão se desenvolve no cérebro, devido a um desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do humor.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO?
Alguns Sintomas comuns são: Dificuldade de concentração; alterações do apetite e do sono; sentimento de pesar ou fracasso; baixa Autoestima; ansiedade e insegurança. Geralmente a pessoa se torna muito sensível e chora sem motivos aparente. Se culpa com facilidade; está sempre triste e frustrada. Seus pensamentos são: “Eu sou inútil”; “A vida não vale a pena pra se viver”; “As pessoas ficarão melhores sem mim”; “Eu sou um fracasso”; etc.

CRISTÃO PODE SENTIR DEPRESSÃO?
Sim! Apesar de muitos lideres religioso discordarem; todo cristão está sujeito a sofrer de depressão. Todos passam por tempos de grande tristeza que podem se tornar em depressão, mas isso não significa que estão longe de Deus. Até as pessoas mais espirituais podem ficar com depressão. Mas, como um bom cristão, devemos entender que Deus quer libertar da depressão.

A DEPRESSÃO TEM CURA?
A depressão pode ter cura sim. Entretanto, como suas causas ainda não estão totalmente esclarecidas, não existe apenas um, mas vários tipos de tratamentos para a depressão. O mais indicado pelos especialistas é o uso de medicamentos. Além do tratamento medicamentoso a pessoa pode fazer uso do acompanhamento psicológico, pois é necessário eliminar hábitos errados de pensar, corrigindo o modo ineficaz de lidar com as situações, e de interpretá-las. É necessário modificar essas interpretações distorcidas, através da correção dos pensamentos inadequados.

DEUS PODE CURAR DA DEPRESSÃO?
Não só como Teólogo, mas como Cristão, eu creio no poder de Deus. Sei que a depressão é uma fase muito difícil na vida de qualquer pessoa e todos nós passamos por isso em algum momento da vida. Mas eu creio no milagre e no amor de Deus.
Se você está atravessando momentos de crise; saiba que:
Você não está sozinho(a)
Deus vai lhe consolar
A alegria vai voltar

A tristeza não dura para sempre. Pode parecer que não vai acabar, mas vai! Deus promete que vai! Sua tristeza vai ser transformada em alegria (Salmos 30:11). Acredite e espere pacientemente pela alegria de Deus.
(Postado por: Antônio Lourenço - Bacharel em Teologia.)

Se você gostou desse artigo, compartilhe!
Inscreva-se para receber novos artigos

Deixe seu comentário abaixo, ficarei feliz por ouvir sua opinião. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO