COMO VENCER A ANGÚSTIA



COMO VENCER A ANGÚSTIA 

“Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre”. (Salmos 31:9)

Você já se sentiu angustiado alguma vez?  Creio que sim, não só uma vez, mas inúmeras vezes. Somos atacados todos os dias pelos sentimentos que causam angustia.
        Em meu livro "Viva Paz Agora Mesmo" tenho observado vários exemplos, um deles é daquela mãe desesperada, pois seu filho não consegue sair das malditas drogas. Ou então aquela esposa entristecida porque o marido não consegue se livrar do alcoolismo; muitas vezes ao chegar em casa, ele a maltrata.

        Conheço muitos casais angustiados, pois o salário é muito pouco e a família passa por apertos financeiros, às vezes não consegue pagar nem o aluguel da casa. A enfermidade causa angustia. A solidão também causa angustia. A derrota; o fracasso; as brigas, etc. Tudo isso causa dores na alma e angustia no coração.

        Segundo a medicina a angustia é um sentimento de tristeza, cujo grau pode variar de um desalento moderado até ao mais intenso desespero. Ela causa desânimo, tristeza profunda e até vontade de morrer. É um sentimento de desespero e incapacidade de lidar com a vida. O período de duração da depressão é bastante variável, podendo desaparecer em poucos dias ou estender-se por semanas, meses e até anos a fio. 
“Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.” (Salmos 31:9)

A ANGUSTIA TEM ORIGEM ESPIRITUAL
        Algumas vezes a angústia tem origem nas “cadeias e amarras espirituais” que prendem as pessoas causando prejuízos emocionais; “atrasos de vida”; confusões na mente; indecisões; melancolia, etc.
 Quais são as "cadeias e amarras espirituais” que prendem a pessoa? Falta de perdão; inveja; vingança; ira; mágoa e outros sentimentos malignos. Vivemos num mundo doente que precisa ser tratado. As pessoas apresentam inúmeras enfermidades espirituais, emocionais e físicas, impedindo que tenham uma qualidade de vida à altura dos propósitos de Deus. "...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".(João 10:10).     
  
        Pode também uma pessoa boa passar por momentos de angustia e tribulação? Pode uma pessoa que crê em Deus estar angustiada, passando por lutas tremendas, por uma doença sem cura, ou por sentir-se traída e desprezada? Pode sim! 

A Bíblia fala que muitos “santos” também sentiram angustias: Entre eles estão: Jacó, várias vezes; José no Egito; Daniel na cova dos leões; Jesus no monte das oliveiras e Paulo, muitas vezes. O Salmista Davi também sentiu angustia.

“Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.”(Salmos 43:5)
        Como se livrar de sentimentos tão ruins e conflitantes como a ansiedade; o medo e a depressão se você já aceitou a Jesus? 

        Atentemos para o que Isaias diz em seu livro no Velho Testamento: "Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" Is 40:31 e 33. 
       
A CHAVE PARA A VITÓRIA
     A chave para a vitória está em buscar a confiança em Deus. Se buscarmos em oração a presença restauradora do Senhor Jesus, e entregarmos a ele toda nossa fraqueza e nossos pecados, Ele nos perdoa e nos restaura de todo tropeço e embaraço. 
                A cura das feridas e dos traumas emocionais; a libertação dos vícios; da prostituição e dos embaraços está dentro do propósito de Deus para nós. Ele quer restaurar a alma do aflito
"...para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).
Você está disposto a aceitar o convite de Deus para a cura e a libertação? Disse Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mt 11:28).    
  
Então clame a Deus agora mesmo. Com certeza seu pedido será ouvido por Ele.
"E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás"(Salmos 50:15).

        Jesus Cristo é o nosso Auxílio nos momentos de aflição. "Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem." (Salmos 108:12).

Se você crer, encontrará a preciosa paz agora mesmo.
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11:29).

        Que o Grande Rei, O Eterno Deus de Israel possa estar lhe dando oportunidades de crescer mediante a situação que estiver vivendo. Que as experiências da vida que você esta vivendo, possa te aproximar mais e mais de Deus.

        Lembre-se que na Bíblia existem vários exemplos de lutas e dificuldades, mas, o Deus de Abraão sempre deu vitórias àqueles que confiaram n’Ele como único Deus e Senhor de suas vidas.      
“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmos 125:1)

Para alguma pessoas o problema está na falta de motivação. Tem pessoas que passam horas ou dias pensando em como fazer seus projetos funcionar, mas não tem motivação e eles não saem do papel, se observa os outros conquistando seus sonhos e pra você nada, eu recomendo esta ferramenta de autoajuda e superação aqui em baixo. Tem um valor baixo e vale a pena o investimento.

        Geralmente ela vem de causas psicológicas como: pressão do ambiente, traumas sofridos, complexos, sensação de vazio interno, baixa autoestima, sentimentos de inferioridade, etc.

        Reconhecer um quadro de angústia não é tão simples assim; geralmente as pessoas sentem um aperto no peito, sensação de abafamento, uma dificuldade de respirar, uma tristeza sem motivos, confusão na mente; não importa onde a pessoa esteja não importa seu status social, seu sexo ou sua idade. Pode acontecer com crianças, jovens, adultos e idosos. A sensação de medo nos envolve e na maioria das vezes nem sabemos exatamente o motivo do “medo”.

        Estudiosos afirmam que a angústia é diferente da ansiedade. Ansiedade é um quadro de apreensão em relação ao futuro. Já a angústia é um sofrimento relacionado ao presente, mas por razões desconhecidas. O processo de ambas é parecido.

        Segundos estudos científicos; “Há hipóteses de que a angústia seja desencadeada por uma maior ativação de uma região chamada ínsula, no córtex cerebral, relacionada à percepção de funções viscerais, como as do coração, do diafragma e dos pulmões”, explica o Dr. Valentim Gentil Filho; médico psiquiatra.

SAIBA QUE DEUS PODE CURAR TODA ANGUSTIA
Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, e ele me responde. (Salmos 120:1)
Quando estamos angustiados podemos virar-nos para Deus. O Senhor sempre ouve quem clama por socorro no tempo da angústia. Deus nos dá paz e vitória no meio da angústia.

As muitas dificuldades podem nos angustiar. Mas quando pedimos ajuda a Deus, ele muda a situação. Na angústia aprendemos a depender totalmente de Deus, reconhecendo que sem ele nada podemos fazer. Deus nos ama e não nos abandona na angústia.

Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz. (Salmos 55:16-17)
Devemos pedir ajuda a Deus através da oração e da súplica e buscar o entendimento pela leitura da Bíblia sagrada. A Bíblia nos estimula a uma análise interior do nosso ser. Quando você começar a mergulhar dentro de si mesmo, descobrirá a causa que o está levando a esse estado de coisas, e encontrará a solução.

Pode ser que, ao analisar a raiz do problema, a solução não seja encontrada de imediato. Mas a pessoa não deve desistir; antes deve insistir nessa autoanálise, pensando sobre o que a tem afligido e contando tudo o que está sentindo ao Senhor, sem medo ou vergonha. O desabafo por meio da oração trará leveza e alívio.

Quando alguém dobra os seus joelhos para orar, falar com o Altíssimo, sobre o que o está incomodando, machucando, ferindo, imediatamente o processo da cura é iniciado. O Senhor tem poder para curar depressão, angústia, tristeza, traumas, e resgatar a autoestima e ajudar-nos a ter uma autoimagem positiva de nós mesmos.

A pessoa angustiada nunca deve se isolar. Ela deve manter a comunhão com Deus e com familiares, irmãos na fé e amigos leais. Deve se entregar em oração sincera a Deus diariamente.
Invista em você no seu espiritual, pois isso é muito importante para conquistar a paz que você tanto procura e merece.


  Deixe seu comentário. ou faça perguntas. Eu responderei em breve. 

Comentários

Postar um comentário

Ola! Deixe seu comentário ou sugestão e responderei assim que puder.

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO