RAABE JERICÓ E O DIA DO SENHOR




 

Raabe foi uma meretriz que vivia na cidade de Jericó quando Israel invadiu Canaã.

A história de Raabe está registrada no Antigo Testamento no livro de Josué (2:1-22; 6:17-25), além de outras referências no Novo Testamento.

A Bíblia conta que Raabe hospedou em sua casa que ficava sobre os muros de Jericó os dois espias enviados por Josué com a intenção de conhecerem a terra.

De alguma forma, a notícia de que espias dos filhos de Israel estavam na cidade acabou chegando ao rei.                                                               

O rei de Jericó soube e então exigiu que Raabe entregasse os espias, o que fez com que Raabe escondesse os dois homens sob as canas de linho que estavam secando teto da casa.

Após ter despistado os guardas do rei, Raabe subiu no telhado para conversar com os espias. Foi ali que Raabe fez sua confissão de fé no Deus dos hebreus.

Ela tinha conhecimento das grandes maravilhas que Deus havia feito em prol de Israel, como a libertação do Egito, a travessia do Mar Vermelho, e a vitória sobre os dois reis amorreus, Siom e Ogue, que estavam a leste do Jordão.

Raabe revelou que sabia que o Senhor havia dado aquela terra aos filhos de Israel, e também falou sobre o grande pavor que tomou o coração do povo, pois sabiam que o Deus de Israel é “Deus em cima nos céus e em baixo na terra” (Js 2:11).

Então, Raabe fez uma suplica a favor de sua vida e da vida de seus familiares.

Os espias concordaram com o pedido de Raabe, e combinaram que um cordão de fio de escarlate pendurado em sua janela seria usado para sinalizar a sua casa, fazendo com que todos de sua família que estivessem no interior da casa fossem poupados.

Quando Jericó foi tomada pelo exército de Josué, somente ela e sua família é que tiveram suas vidas poupadas, dentre todos os habitantes daquela cidade.

A HISTÓRIA DE RAAB TEM CONEXÃO COM O APOCALIPSE

 Os dois Espias podem aqui representar a Palavra e o Espírito Santo. 

Jericó pode representar o mundo pecaminoso, totalmente diabólico,

O rei de Jericó representa o rei deste mundo; Satanás.

Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E disse-lhe: "Tudo isto te darei se te prostrares e me adorares". Mt 4:8,9

Raab; a prostituta somos nós cidadãos desse mundo. Somos pecadores, ingratos, mentirosos, escravos de Satanás, condenados a morte eterna.

A ordem de Deus para Josué foi para exterminar todos os habitantes daquela cidade pecaminosa.

E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento. Josué 6:21

Não era para salvar aquela cidade, mas a ordem era para matar a todo o ser vivente; homens, mulheres, crianças, idosos, ricos e pobres. Inclusive os animais grandes e miúdos.

Havia uma única exceção; seriam salvos aqueles que se abrigassem debaixo de um sinal 

Um fio cor de sangue que estava na porta da casa de Raab.

Entenda que Cristo já veio para salvar o mundo.

Agora ele vem para condenar e destruir o mundo inteiro.

Toda a humanidade que não tiver a marca do Sangue de Cristo será destruída e não haverá nenhuma misericórdia para ninguém.

Homens, mulheres, crianças, idosos, animais, ricos e pobres, todos serão destruídos pelo fogo.

“Pois, com toda a certeza, vem o Dia, em fogo ardente, mais que uma fornalha! Todos os arrogantes e todos os maldosos queimarão como palha seca na fogueira, e aquele grande Dia vem se aproximando depressa; não sobrará raiz nem ramo algum!” Assevera o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 4:1

Ora, por intermédio da mesma Palavra, os céus e a terra que hoje existem estão também preparados para o fogo, reservados para o Dia do Juízo e para a total destruição dos ímpios. 2 Pedro 3:7

 Os cristãos sabem o que vai acontecer, e devemos viver de uma forma que reflita esse entendimento.

Esta vida está passando e o nosso foco deve estar nos novos céus e terra que estão por vir.

A igreja deve testemunhar para aqueles que não conhecem o Salvador.

Devemos anunciar o evangelho de Cristo a outras pessoas para que possam escapar do terrível destino que aguarda aqueles que O rejeitam.

  Antônio Lourenço


                                                                                                                                                                 
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO