COMPREENDENDO O LIVRO DO APOCALIPSE



"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; 2 O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. 3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo". Ap.1:1-3.


O livro de Apocalipse é um livro sobre Jesus e Sua igreja. É um livro que revela fatos do passado, presente e futuro. O sentido literal da palavra "Apocalipse" é "Revelação". Essa revelação em quase sua totalidade é feita por meio de sinais, símbolos e números. No livro de “Apocalipse” ou “Revelação” podemos ver e contemplar a vitória final de Cristo sobre o pecado, sobre o sistema mundano e sobre Satanás o “grande Dragão”.

Devemos entender que o livro do Apocalipse é um livro universal. Pois a visão revelada a João é dirigida não somente ao povo judeu ou para uma época e ou local específico, mas sim para o mundo todo, seja judeu, cristão ou gentio. 

Ao apóstolo João é revelado "povos, nações, línguas e reis" veja a confirmação a seguir: “E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis” (Ap 10:11).

QUAL O PROPÓSITO PRINCIPAL DE APOCALIPSE?
O propósito principal das visões entregue a João é confortar a “Noiva” a igreja que prega o verdadeiro evangelho e milita em seu conflito contra as forças de Satanás. Deus busca consolar os verdadeiros cristãos, perseguidos e afligidos pelas forças do mal. A esses, Deus Promete enxugar as suas lágrimas: “Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima” (Ap 7:17).

A Oração do verdadeiro cristão será sempre ouvida por Deus: ”E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus” (Ap 8:3,4).


Sua morte é preciosa aos olhos de Deus: “E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem” (Apocalipse 14:13).

A Revelação de João dá a clara visão de que a igreja que tem sido perseguida ao longo dos séculos, mesmo suportando martírio e perseguição sempre foi, é e será vencedora. Os juízos de Deus mandados para a terra são uma resposta de Deus às orações dos santos de todos os tempos e lugares.

Temos que entender que a igreja e todos os acontecimentos relacionados a ela direta ou indiretamente estão sob o controle total de Jesus Cristo. Em nenhum momento Jesus abandonou sua “Noiva” ou a história saiu do seu controle. A história não caminha para o caos, mas caminha para um fim glorioso da vitória completa de Cristo e da igreja.

Ao estudarmos o livro do Apocalipse devemos nos encorajar nos sofrimentos e na esperança; buscar incansavelmente a santidade, nunca fraquejar diante das provações deste mundo e nunca ceder as tentações.

Devemos sim, adorar e aguardar àquele que venceu e que está assentado no trono: “Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão” (2 Ped 3:12).

Ao estudarmos o livro do Apocalipse teremos a certeza que o diabo, o mundo, o anticristo, o falso profeta e todos os ímpios perecerão, mas a “Noiva”, a verdadeira igreja triunfará para sempre ao lado do “Noivo”.

 Jesus venceu a morte, triunfou sobre o inferno, derrotou o dragão, a besta, e o falso profeta; aniquilou babilônia “a grande prostituta” e os que nela habitavam “os ímpios”, estes já não vivem mais. Apocalipse nos apresenta Cristo como o eterno Vencedor e conquistador.

 Em Apocalipse 17:14 está escrito: “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis”.
QUEM É O AUTOR DO LIVRO DE APOCALIPSE?
“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;” ( Ap. 1:1).

Não se sabe com certeza quem é o autor do livro de apocalipse. Porém muitos estudiosos afirmam por evidências que foi o apóstolo João. Em quatro ocasiões, o autor do Apocalipse tem o cuidado de se apresentar como João (1:1, 4, 9; 22:8).

Conhecido como “o discípulo a quem Jesus amava”(Jo 21:20-24), João é irmão de Tiago e Filho de Zebedeu com Salomé, uma família de classe média da Galileia, também autor do evangelho que leva seu nome. Por muitos, conhecido como “filho do trovão” (Mc 3:17).

João teve um importante papel na obra da igreja em seus primórdios mais precisamente em Jerusalém (At 3:1; 8:14; Gl  2:9). João era Judeu e versado nas Escrituras.

Este apóstolo, alimentava a esperança de que a verdade e a fé não demorariam a ver a glória do triunfo eterno sobre as momentâneas e poderosas forças de Satanás e seus anjos caídos em plena atuação no mundo.
 
Por volta do ano 135 d.C., Justino Martir, e logo depois Irineu (180 d.C.) citam o livro de Apocalipse em seus estudos, em alguns trechos, palavra por palavra e, indiscutivelmente, atribuem a autoria do livro sagrado a João, o apóstolo de Jesus Cristo.

Os Livros de Daniel e Ezequiel tem grande semelhança com o livro de Apocalipse no tocante a Escatologia.
Podemos dizer então que João era um profeta, semelhante a Daniel e Ezequiel que recebeu revelações sobre o principio e fim de todas as coisas.

DATA QUE O LIVRO FOI ESCRITO
É provável que João teria escrito este livro entre os anos de 93 a 96 de nossa Era, quando os cristãos estavam começando a viver um dos mais intensos períodos de perseguição religiosa da história do cristianismo primitivo; depois do terrível reinado de Nero (54-68 dC.), e ao final da era de Domiciniano (81-96 d.C.).

Tito Flávio Domiciniano foi filho de Vespasiano. Nascido no ano 51 d.C., na dinastia dos Flávios, foi o último dos doze Césares Romanos. Começou seu império com sabedoria e elevado carisma popular, mostrou-se hábil administrador. Conquistou diversos povos e terras. Entretanto, seu autoritarismo sempre crescente fez surgir um regime de extremo terror e repressão que atingiu o povo, a aristocracia, os filósofos, e, principalmente, os pensadores e pregadores judeus e cristãos.

Esse imperador morreu assassinado por uma conspiração de seus senadores com a cumplicidade de sua esposa Domitila.

                                  
 
PANORAMA HISTÓRICO E POLITICO
Nero, imperador do poderoso império romano, cultivava um profundo ódio pela prática do cristianismo. Então por volta do ano 60 d.C., iniciou uma grande  perseguição a todos os cristãos, era apenas o inicio de uma devastadora perseguição com o objetivo principal o de extermínio de todo o cristianismo.

No entanto, Domiciano, quando se tornou imperador, da metade de seu reinado em diante, intensificou a perseguição aos cristãos. Ele instituiu a adoração do imperador e começava suas proclamações com as palavras: "Nosso Senhor e Deus Domiciano ordena". Todas as pessoas tinham de se dirigir a ele como "Senhor e Deus".

Ele era implacável na forma de tratar os gentios e os judeus e por ordem dele, João foi exilado na ilha de Patmos. Porém não se sabe com exatidão o real motivo da presença de João naquele lugar. Provavelmente João foi exilado na ilha como consequência direta de seu trabalho de evangelização.

João estava em Éfeso quando teria sido preso e enviado para Patmos a mando do imperador romano. O motivo teria sido a pregação do evangelho de nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO.
LOCAL DA VISÃO
Mundialmente conhecida como a “ilha sagrada”, Patmos é uma pequena ilha rochosa, localizada no mar Egeu, com 16 quilômetros de extensão e 9,6 quilômetros de largura.
Está a 55 km da costa  da Turquia com uma área total de  45 Km² e uma população  atual de aproximadamente 4.000 habitantes. Sua capital se chama Hora (ou Chora),  porem a sua maior cidade  se chama Skala, é onde fica o único porto da ilha. 

Em sua capital, no alto da colina estão as atrações de maior interesse históricas e religiosas. A história conta que o Imperador Bizantino, Aléxis I, doou a ilha de Pátmos para o monge João Cristódulos que construiu o monastério que leva o seu nome  no ano de 1088 na forma de fortaleza para se proteger de ataques, principalmente dos turcos.
Outra atração principal é a Gruta do Apocalipse construída abaixo do monastério.

A ilha é dividida em duas partes quase iguais, uma do norte e outra do sul, unidas por uma estreita faixa de terra. A vegetação é escassa, e o relevo é formado por montes relativamente baixos, cujo ponto mais alto chama-se Profeta Elias e tem 269 metros de altitude.

A partir de 1522, a ilha foi, por diversas vezes, ocupada pelos turcos. Em 1912 foi capturada pelos italianos e, após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, passou definitivamente a integrar o território grego. Em 1999, o centro histórico de Chora, o Mosteiro de São João, o Teólogo e a Caverna do Apocalipse foram incluídos no Património Mundial pela UNESCO.

A ilha era um lugar penoso e sofredor, ali os prisioneiros trabalhavam em minas para a extração do cilício. Por causa de sua fé, o apóstolo João foi obrigado a trabalhar nas minas. Naqueles dias Pátmos servia como prisão de máxima segurança.

A razão de muitos estarem condenados neste local de tamanha dor e sofrimento era simplesmente por pregarem o evangelho de Jesus Cristo. Foi exatamente assim; neste  quadro de tamanha perseguição e sofrimento contra os cristãos que o apóstolo João, inspirado por um anjo, recebeu e escreveu o que chamamos hoje de “ O Livro do Apocalipse” o ultimo livro do Novo Testamento. ( Ap. 1:9).



Alguns historiadores apontam o lugar exato na ilha que hoje é chamada de “Gruta do Apocalipse” que por volta de 95 d.C., o apóstolo João, já com quase 100 anos de idade, teve visões e ouviu as revelações de Deus sobre os “tempos futuros”.  A Gruta encontra-se à meia altura de uma montanha. Uma capela, a Capela de Santa Ana, que foi construída como entrada para a caverna.

A Ilha de Pátmos hoje não passa de uma atração turística tanto para os cristãos religiosos, quanto para os banhistas que curtem suas lindas praias.

Mas as profecias e as revelações que aqui foram entregues a João estão se cumprindo com exatidão no meio do mundo e da igreja. 
Extraído do livro: AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO