APOCALIPSE E A IGREJA DE TIATIRA ESTUDO 02

O INÍCIO DA IGREJA EM TIATIRA

Não se sabe ao certo quem fundou a igreja em Tiatira, nem a data correta. As poucas informações que se tem estão registradas em duas passagens no livro dos Atos dos Apóstolos. 
E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia” (Atos 16:14).

ADQUIRA ESTE LIVRO CLICANDO AQUI

E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos” (At 19:10)

Segundo a Bíblia Sagrada no livro de Atos dos apóstolos; Lídia foi a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, provavelmente ela era moradora da cidade de Tiatira. A história conta que Lídia era uma comerciante de tecidos de púrpura. Provavelmente rica, pois tais tecidos eram caros; frequentemente usados como um sinal de nobreza ou realeza.

CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON

É provável que Lídia tenha se convertido por volta do ano 53 d.C., na pregação do apóstolo Paulo. A Bíblia conta que ela e sua casa; foram todos batizados no Espírito Santo. “Depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso” (At 16.15).

Apesar da conversão de Lídia ter sido na cidade de Filipos, parece-nos sensato dizer que foi Lídia ou alguém de sua família, ou então alguém por ela ganho para Cristo que deu início da igreja Cristã em Tiatira.


BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI

Como já sabemos; Tiatira não era nenhum centro político ou religioso, mas, comercial. Era sede de várias agremiações (uma espécie de clube, sindicato ou cooperativa da época) de comércio importantes. como de artesanato, das cerâmicas e, sobretudo, pelo processamento do bronze e do zinco.

IGREJA DE PÉRGAMO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ERA ANTIPAS DE PERGAMO

QUEM FOI TITO VESPASIANO